Castanheiros e outras considerações

Rita Castro disse:

"Bom dia! Agradeço desde já a sua disponibilidade! Para quem está a começar, toda a informação é mais que bem-vinda. O meu pedido de informação prende-se com projectos para castanheiros. Eu e o meu marido (27 e 30 anos, respectivamente), estamos a planear fazer um projecto agricola na área das castanhas na zona de Macedo de Cavaleiros da qual ele é natural. A minha dúvida prende-se com vários aspectos, nomeadamente: 1- as candidaturas aos projectos estao abertas de momento? 2- considera um investimento viável e interessante? 3- o terreno deverá ter que tamanho mínimo na sua perspectiva? Quais os primeiros passos que considera que devemos dar e que que outras opiniões considera pertinentes dar-nos? Há outros investimentos / projectos que considere interessantes nessa zona do país? Agradeço imenso toda a informaçao que possa dar-nos.

Comentários:
1 - Verifique se a zona/propriedade onde pretende implantar os castanheiros tem aptidão para a cultura. Os castanheiros são muito sensíveis às altas temperaturas do verão e por isso, na região de Trás os Montes a cultura está implantada na Terra Fria, nos últimos anos tem subido a cota onde se instalam os castanheiros.

2 - As candidaturas aos apoios de primeira instalação dos jovens agricultores quer para o ProDeR (fase de transição) quer para o PDR 2014-2020, estão fechadas. No entanto, recomendo que os projetos sejam elaborados, o processo demora sempre alguns meses,  para o ProDeR e mal abram sejam submetidos para rapidamente serem aprovados (se abrirem no PDR 2014-2020, de seguida fazem-se as alterações e em poucos dias serão apresentados).

3 - Considero o investimento na castanha tão interessante que eu próprio estou à procura de terreno para fazer um investimento nesta atividade. Há uma excelente oportunidade no mercado internacional para as castanhas das variedades autóctones nacionais.

4 -  O tamanho mínimo da exploração com souto deverá ser de 10 hectares.

5 - Primeiros passos: Ter terrenos disponíveis para a exploração agrícola. Contratar empresa de consultoria para o projeto de investimento.Avaliar a aptidão dos terrenos para o castanheiro. Elaborar o projeto. Visitar explorações e conhecer empresários produtores de castanha. Estagiar noutras explorações. Fazer o investimento.

6 - Outros investimentos que considero interessantes: mirtilos de variedades tardias (fale com a Bfruit); figos; nozes; romãs; apicultura   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM