Framboesas

Sara Olimpia disse:

"Boa tarde,
Estava a pesquisar sobre a rentabilidade das framboesas em modo de produção biológico, e encontrei o seu blog. Tenho algumas dúvidas, que se me pudesse esclarecer, ficaria grata.
Sou simpatizante do modo de produção biológico, porque julgo importante a protecção dos solos, e produzir alimentos de qualidade. No entanto, isto é um negócio, e por isso pensei na produção integrada, que no fundo é um modo biológico qb, ou seja, tenta ao máximo colocar em prática os princípios de agricultura biológica, no entanto, quando há valores que superam o nível económico de ataque, recorrem-se aos métodos necessários. Apesar da minha simpatia pelos modos sustentáveis na agricultura, estes costumam ter custos associados mais altos. E o meu nível de investimento é limitado.
Vou alugar um terreno de 4ha, arenoso, de pH um pouco ácido - condições adequadas para o desenvolvimento da framboesa. No entanto, tem pouca matéria orgânica, pelo que teria de ser incorporada. O terreno situa-se em Pegões, Montijo, e como é uma área desfavorecida, o Estado dá um apoio de 60%. No entanto, o projecto ainda terá de ser elaborado, e mesmo aguardando a resposta da sua aprovação, é da nossa intenção (projecto familiar) prosseguir com o mesmo.
Pretendo inscrever-me como jovem agricultora, para receber os apoios do estado, e nesse projecto a intenção é de explorar 2ha. No entanto, vamos começar com apenas meio hectare, até receber apoios do estado. Já conhecemos outros produtores, que tomaram a mesma opção, e foi um investimento inicial de cerca de 40 000€. No nosso caso, como teremos de fazer vedação, instalar bomba (rega) será perto de 50 000€. E de facto, não nos é possível um investimento maior.
Acha possível, com este capital, produzir em modo de produção biológico ou em produção integrada?
Os custos de produção são de facto maiores?
Produzindo dessas formas, a receita obtida compensaria o investimento?
Grata pela atenção"

Comentários:
1 - Não me canso de repetir que devemos produzir de acordo com as nossas convicções e o tipo de produto que o mercado remunera. Ou seja, deve produzir framboesas no modo de produção biológica ou convencional conforme os seus clientes lhe peçam. Não concordo que a produção no modo biológico não seja rentável, é sobretudo mais exigente na colocação das culturas nos terrenos com aptidão de solo e clima para essas mesmas atividades. Por outro obriga que o empresário possua os conhecimentos técnicos profundos e faça acompanhamento rigoroso do que se passa no terreno. As produções no modo biológico estão a crescer devido à procura nos mercados dos países desenvolvidos.

2 -  Faça framboesas no modo de produção biológico se tiver um operador comercial que as valorize.

3 - Na minha opinião terá de orçamentar muito bem os investimentos necessários para instalar o meio hectare de framboesa, plantação, infraestruturas e melhoramentos fundiários porque me parece muito otimista o valor que estimou.

4 - Deve orçamentar o valor dos custos de produção, fixos e variáveis, até conseguirem a entrada de dinheiro e equilibrarem a tesouraria.

5 - Na  minha opinião os investimentos em framboesa são rentáveis desde que escolham a variedade certa e sejam muito rigorosos no acompanhamento e sobretudo, na colheita. Verifico que são um número muito restrito de produtores conseguem fazer uma colheita eficiente e eficaz, infelizmente só estes têm rentabilidade.   

 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM