Como promover o desenvolvimento agrícola de uma freguesia?


Nelson Real disse:
 
"Boa tarde,

Não querendo fazer do seu blog um consultorio agricola,mas aproveitando o facto de ser um dos maiores especialistas agricolas em Portugal aproveito este meio para colocar uma pergunta.

Trabalho para uma junta de freguesia de Valença do Minho e queremos dinamizar a parte agricola da freguesia.Para evitar que muitos terrenos fiquem ao abandono e proporcionar tb algum retorno financeiro, pensamos no tremoço como uma cultura para esse efeito. Na sua opinião de especialista, seria esta uma boa opção, teremos mercado para a produção?(entre 10 a 15 ha entre os agricultores participantes). Poderá haver outra cultura mais interessante e apropriada?
 
Comentários:
1 - Parece-me pioneiro e muito interessante que uma junta de freguesia se disponha a promover o desenvolvimento agrícola do seu território.
 
2 - Defendo que as atividades agrícolas a promover e desenvolver tenham pelo menos um operador comercial credível que se responsabilize pela valorização das suas produções. 
 
3 - As atividades a desenvolver devem ter por base a conta de cultura / plano de negócios que determinem o intervalo dos custos de investimento, o rendimento bruto expectável, os custos de exploração, o período temporal para recuperação do capital, captação de apoios públicos ao investimento e rendimento, etc. Por outro lado, deve ser elaborado um plano estratégico de promoção da atividade.
 
4 - Na minha opinião o mercado do tremoço não é interessante para rentabilizar explorações agrícolas de pequena dimensão porque a margem bruta da atividade é muito baixa.
 
5 -  Qual a superfície média por exploração? 1 ha? 10-15 ha?
 
6 - Se a superfície média por exploração for da ordem de 1 hectare recomendo os pequenos frutos. Podem recorrer à Bfruit para a comercialização e assistência técnica.
 
7 - Para terem os documentos indicados no ponto 3 podem recorrer à Espaço Visual para os elaborar. Se pretenderem obter mais informações contactem a eng. Sónia Moreira (917 075 852).       

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM