Framboesa


> Boa noite Sr Engenheiro,

> Surgiu me recentemente, há cerca de 3 meses, a hipótese de avançar com um projeto para a produção de framboesa em 3 ha, em .... Tenho lido e pesquisado tudo o que me é possível e reparo que já há alguns anos o senhor vai partilhando a sua experiência e conhecimento com os demais leitores. É certo que o que inicialmente me entusiasmou neste projeto foi a parte financeira, mas com a visita a algumas produções, algumas delas sem ser de framboesa, apaixonei me pela parte técnica dos vários tipos de produção e estou decididamente disposto a avançar, mas agora estou confuso com a parte numérica e gostaria de lhe pedir auxílio nesse aspecto, por favor, através de algumas questões :

> Estou certo que os valores que me indicará serão médios e que dependerão com certeza do empenho e capacidade de cada produtor.

> 1- para a plantação da framboesa sabe me dizer por favor o custo médio por ha ( estufas, postes, tela, matéria orgânica, plantas ) ?

> 2- Em média, qual será o tempo necessário para a primeira colheita? Admitindo que terminamos a plantação em Abril, quando poderemos colher? Depois dessa colheita, faz se a poda e quando haverá nova colheita?

> 3- Qual será a média de colheita em toneladas por cada ha ? Quantos dias e quantas pessoas precisamos para efetuar essa colheita?

> 4- Sabe me dizer, por favor, o custo das " cuvettes" para embalar o produto?

> 5- A que preço é pago ao produtor o kg da framboesa, embalado em " cuvettes" ?

> Imagino que terá com certeza inúmeras solicitações do género e que será difícil e até maçador responder a todas mas ficaria lhe imensamente grato por tal informação. Permita me que se achar necessário pagamento desta informação terei todo o gosto em faze lo, pois reconheço lhe toda a legitimidade e valerá cada cêntimo nesta fase a sua prestigiada ajuda.

> Obrigado

> Cumprimentos".
 
Comentários:
1 - Recomendo que se não se apaixone pelas partes técnicas das atividades agrícolas porque corre o risco de não ganhar dinheiro na agricultura.
 
2 - Qual é a sua confusão com a parte numérica?
 
3 - Recomendo que marque uma consulta com a Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (917 075 852) que ela pode-lhe explicar os pormenores do negócio na produção de framboesa.
 
4 - Como resultado líquido na produção de framboesas conheço quem perca muito dinheiro (resultados muito negativos) até quem não ganhe nem perca, quem ganhe pouco até aos 40 000 euros por hectare e ano.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM