Poderá ajudar-me nestas questões?

"Boa noite Engº José Martino

Em primeiro lugar, deixe que o felicite pelo seu excelente blog e publicações, um verdadeiro serviço publico! Neste momento quando pesquiso no "google" alguma informação sobre determinado assunto acerca de agricultura, acrescento sempre á pesquisa o nome José Martino!

Moro na zona de ..., e tenho disponíveis cerca de 3,5Ha de terras de cultivo ao abandono nos campos do ... (facilmente expansíveis até 5Ha, através de arrendamento de terrenos limítrofes), terrenos onde até há alguns anos atrás o meu avô plantava milho e tinha um pomar de pêra rocha, do qual sobram cerca de 100 pereiras muito danificadas, fruto do abandono e da idade, pereiras com mais de 40 anos!
Decidi, recentemente, pôr mãos à obra e rentabilizar aqueles terrenos, interessei-me inicialmente pela produção de Kiwi, contudo tenho algum receio de investir nesta cultura, em primeiro lugar devido à localização ser um pouco mais a sul do que é habitual neste tipo de cultura, em segundo lugar em virtude de o terreno a partir de uma certa profundidade ter um pouco de barro.
Através de algumas pesquisas no seu site, interessei-me pelo cultivo de mirtilos, contudo, e após alguma pesquisa, não tenho a mínima noção de alguma empresa ou associação de produtores na zona centro que me compre a colheita, poderá indicar-me algumas? são os mirtilos adaptáveis ao clima da região (cerca de 500/600 horas de frio/ano)?
Pensei também na maça Pink-Lady, mas já desisti pois verifiquei que a denominação apenas se aplica a certas regiões de certos países, e penso que Portugal não é contemplado.
Recentemente surgiu a possibilidade de arrendamento de 10Ha para plantação de kiwi, num terreno onde existia um Eucaliptal, mas o solo é areia branca, nem ervas lá nascem, e aliado à minha inexperiência, faz-me recear o investimento.
Cheguei a equacionar a plantação de pomar de Pera-rocha mas face aos valores que neste momento são pagos ao produtor, aliado ao facto do tempo para retorno do investimento, fizeram-me abandonar a ideia.
Poderá ajudar-me nestas questões? estou disponível para agendamento de reunião afim de elaborar o projeto de candidatura a fundos estatais.

Desde já, grato pela atenção dispensada!

Melhores cumprimentos,"


Comentários:
1 - A Bfruit tem produtores associados de mirtilos dessa região. Recomendo que vá à Sessão de Esclarecimento que está a organizar para pessoas na sua situação no próximo dia 13 de Abril. Há variedades de mirtilo com boa adaptação ao frio invernal indicado.
  
2 - A decisão sobre a implantação dos kiwis deverá ter em conta o terreno concreto, o seu solo e clima. Recomendo a visita de um técnico.

3 - Marque uma consulta a Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual   (917 075 852) para esclarecer as suas dúvidas e avançar com o projeto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM