O que devo decidir?


"Boa tarde,
 
Sou um jovem de 20 anos, acabei de adquirir uma quinta de 40ha no ..., vou por um amendoal, e pistachio,  mas o meu engenheiro disse que tenho de por algum gado para tirar ja rentabilidade , gostava de saber a sua opiniao , e que gado devo escolher, e tambem ja estou a criar uma empresa de compra de produtos alimentares . 
 
Obrigado por tudo.
 
Desculpe o incomodo.
 
Agradeço uma resposta porque tenho alguma urgencia, e estou com algum medo de investir no gado"
 
Comentários:
1 - Na minha opinião deve investir nas culturas em que acredita (amendoeira e pistacho) e assim sendo, deve colocar no orçamento os custos de exploração durante o número de anos necessário até equilibrar a tesouraria, financiando-o pelos capitais próprios ou alheios.
 
2 - O conselho do seu engenheiro só deve ser implementado se tiver vocação para a exploração pecuária, o que me parece, pelo seu escrito, não ser o seu caso.
 
3 - Recomendo que comece com duas atividades e só deve ultrapassar este limiar se a médio prazo (4-6 anos) tiver sucesso financeiro decorrente de ter dominado os respetivos pormenores operacionais, pois sou defensor do ditado popular "quem alarga pouco aperta".
 
4 - Fico muito satisfeito em saber que está a acautelar o canal de comercialização das suas produções.
 
5 - Se tiver dificuldades financeiras para implementar o seu projeto com atividades que só equilibram a tesouraria a médio prazo pode recorrer aos business angels  como é o caso da Rurisocieta (www.ruriscoieta.pt) . Este tipo de figuras entram como sócios, participam no capital social da empresa, facilitam o acesso ao crédito bancário, têm experiência na gestão, fazem coaching na gestão, na área comercial, na área técnica, etc. 
 
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM