Pequenos frutos em Alijó


"Muito boa tarde Eng. José Martino, sou seguidor do seu blogue há mais de um ano, e tenho visto algumas ideias de projectos que eu gostava fazer.

Estive no dia 11 de Março em Lisboa no auditório no alto dos Moinhos na sessão de esclarecimento das ajudas PDR 2020, sou natural de Trás os Montes mais concretamente do concelho de Alijó mas ainda resido em Lisboa. Gosta se me pudesse ajudar em relação as minhas duvidas que são algumas, eu tenho dois terrenos separados cerca de quinhentos metros um do outro, um dos terrenos tem cerca de 1 hectare e é totalmente plano, já foi terreno de cultivo, o outro é em socalcos e são cerca de cinco mil metros. 

As minhas duvidas são, com estes dois terrenos posso-me candidatar a apoios para jovem agricultor, no terreno maior pensei em plantação de framboesa, se o terreno for bom para essa cultura que é uma duvida que tenho e no outro terreno outro tipo de cultura talvez mirtilos. 

Atenciosamente"
 
Comentários:
1 - Teoricamente pode candidatar-se com 1,5 ha de superfície, às ajudas públicas ao investimento previstas para instalar jovens agricultores no PDR 2020. Convém elencar os custos de investimentos em infraestruturas e melhoramentos fundiários, como por exemplo, furos de captação de água, charcas de armazenamento de água, cabina de rega, armazém, terraplanagem, despedrega, drenagens, etc.
 
2 - No investimento em pequenos frutos deve privilegiar a ligação a uma organização comercial e os custos diários que irá ter com a entrega das suas produções no entreposto ou posto de receção.
 
3 - Na minha opinião deveria avaliar a aptidão dos seus terrenos no que diz respeito a solos e clima para a cultura dos pequenos frutos.  Recomendo que peça à Eng. Inês Anacleto da Espaço Visual  para realizar uma visita ao terreno (910 905 474).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM