BioProdutores

Viva, boa noite,
Vi que assistiu  à Sessão Pública de Apresentação do Projeto BioProdutores, 5.ª feira passada, dia 12 setembro, Penafiel.
Qual a sua opinião sobre a produção hortícolas e frutícolas no modo biológico? E sobre o evento?
Obrigada
Cumprimentos,

Comentários:
1. Há forte incremento da procura de produtos hortofrutícolas no mercado português com 70% do seu abastecimento a ser feito por produtos importados. Há condições para auto abastecimento nacional e potencial para exportar. O que falta é produzir e organizar a produção. É uma atividade rentável para explorações de pequena dimensão, policultura e agricultura familiar. É uma fileira que está a organizar-se e como diz e bem, o presidente da direção da AGROBIO - Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, Jaime Ferreira, é uma das poucas fileiras que tem uma Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica e um Plano de Ação.

2. O modo de produção biológico está sujeito a um conjunto de normas e regras de produção que têm de ser cumpridas pelo produtor, as quais vão desde a inscrição como produtor biológico  e neste mesmo ato a assunção do conhecimento e cumprimento das regras de produção biológica e a existência de um contrato de prestação de serviços com um Organismo Privado de Controlo e Certificação devidamente homologado para o efeito.

3. Há muita confusão entre a produção artesanal, as produções agrícolas assentes no abandono das atividades (agricultura que eu denomino de "agricultura abandonológica") com o modo de produção biológico ou agricultura biológica, assente no cumprimento das regras e da legislação e na certificação.

4. O Projeto BioProdutores tem todas as condições para dar certo: assenta na liderança da Biocheers, uma organização comercial com acesso ao mercado nacional e internacional, cujos produtores proutores associados têm experiência na atividade e servem como exemplo a quem está iniciar-se, tem a assessoria de uma organização espanhola de sucesso que dá assistência técnica, produz e comercializa em produtos bio. Por outro lado o projeto BioProdutores irá ter influência da Bio Região Tâmega e Sousa  que a Comunidade InterMunicipal do Tâmega e Sousa tem vontade em promover num futuro próximo, assim como o apoio de alguns municípios da região.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM