Para 8000 m2 de terreno em Bragança, o que será melhor plantar?

Caro José Martino.
Parabéns pelo serviço público que faz ao informar sobre temas tão importantes.
Acabo de comprar uma casinha em Bragança com 8000 metros quadrados de terreno o que será melhor para plantar. Para começar que se correr bem instalo noutros terrenos por lá.


Comentários:
1. Para dar um conselho mais rigoroso seria necessário saber se o terreno tem condições para regadio ou se terá que fazer agricultura em sequeiro.
2. Faça uma análise completa do solo (análise sumária, bases de troca, análise mecânica, macronutrientes secundários e micronutrientes).
3. Outro ponto muito importante que deve cuidar é analisar na região quais os players existentes que lhe podem valorizar os produtos e coloca-los no mercado. Mais importante, é abordar estes operadores de agroindústria e concentração de produtos e inquiri-los sobre quais os produtos que têm mais interesse e as respetivas condições de aquisição.
4. Defina se irá trabalhar a tempo inteiro na agricultura, assumindo a função de chefe da exploração ou se irá desenvolver a atividade trabalhando em part time ou se pura e simplesmente pretende ser uma atividade empresarial, neste caso toda o trabalho será contratado a terceiros.
5. Tendo desenvolvido o indicado em 1., 2., 3. e 4. contrate um técnico agrónomo para visitar o seu terreno e lhe dar um parecer especializado sobre o mesmo.
6. Como a superfície de cultivo é pequena, inferior a 1 hectare (10 000m2) justifica que terá de equacionar culturas mais intensivas de investimento (pressupõe a existência de água para rega (regadio)) para obter algum resultado que possa ser interessante. No entanto, como incrementar a superfície da sua exploração agrícola pela expansão da atividade para os terrenos vizinhos, pode pensar em atividades menos intensivas que se rentabilizam em explorações agrícolas de vários hectares, pode equacionar a cultura dos seus 0,8 hectares como experimental do ponto de vista técnico.
7. Culturas a equacionar: verifique as culturas/plantas que aparecem na envolvente porque já estando lá naturalmente é sinal que já estão adaptadas aos solos e clima dessa microrregião.

8. Do ponto de vista macro pode equacionar: castanha, hortícolas em modo de produção biológico, espargos, mirtilos, vinha, etc.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM