Limoeiros na Região do Tâmega e Sousa

Olá Eng.º José Martino, 

Observando que efectua diversas publicações com intuito de clarificar dúvidas e oferecer algumas respostas, aproveito a oportunidade e lançar uma  questão.  
Nas semanas precedentes, tenho reflectido com intuito de avançar num protejo e desenvolver um limoal com extensão de 1,5 a 2 ha.
 Contudo, questões que se prendem com a região, o clima e outras tem gerado dúvidas. 
A questão é se consideraria  que a plantação de um limoal em toda extensão numa zona relativamente próxima do rio Tâmega na região de Penafiel seria interessante, atendendo a sensibilidade sobretudo com o clima mais frio do inverno,por outro lado, o rio influencia o clima e proporcionará também o ambiente mais húmido para o limão mais "sumarento". 
 
Cumprimentos


Comentários:
1. Considero que a região indicada tem aptidão climática para a cultura do limoeiro, devendo no seu caso salvaguardar o microclima específico da exploração e se for necessário instalar um sistema de rega anti-geada por microaspersão.

2. O limão mais "sumarento" tem a ver com a variedade e a rega adequada, nem água a mais, nem água a menos.  

3. Recomendo que visite plantações de limoeiros na região do Tâmega e Sousa e desta forma possa tirar conclusões da experiência da adaptação climática  da cultura aos microclimas existentes.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM