O que fazer para melhorar os resultados económico/financeiros da minha exploração agrícola?

Caro Eng. Martino,

Sou agricultora há 15 anos e preciso de melhorar os resultados da minha exploração agrícola porque estou receosa que nos próximos tempos irei ter menor rendimento para sustentar a família. O que me aconselha a fazer?

Obrigado.

Cumprimentos,


Comentários:
1. Tem o meu respeito pelo seu trabalho na agricultura e mais que tudo, pela sua preocupação em melhorar o rendimento liquido da sua exploração agrícola.

2. Conselhos:
1. Registe exaustivamente os pormenores do que faz cada dia na sua exploração agrícola. Use uma agenda ou bloco ou telemóvel ou tablet para o efeito. Exija o mesmo dos seus colaboradores. Tire uma a duas horas por semana para analisar os dados recolhidos e tomar decisões com base neles.
2. Elabore um plano sumário, elaborado por si, com o diagnóstico da situação e das ações que estão ao seu alcance realizar.
3. Visite outras explorações que desenvolvam as mesmas atividades agrícolas que tem em sua casa e aprenda pormenores que pode implementar na melhoria do seu negócio (o que faz a diferença é aplicar as melhores tecnologias com os pormenores mais adequados ao contexto real), tenha a preocupação de ir aos pormenores, verifique que práticas de gestão fazem, como registam e analisam os dados e mais que tudo, que decisões tomam com base nessas análises.
4. Inscreva-se em ações de formação profissional. Tire partido dos cursos implementados pela internet, aproveite ao máximo os contatos mesmo à distância com formadores e colegas. Quando houver ações em sala elabore uma listagem de dúvidas e assuntos que lhe interesse discutir, assim como, contate informalmente com todos os participantes com o objetivo de incrementar a sua rede de networking.

3. Os melhores resultados económico/financeiros de explorações agrícolas que eu conheço estão diretamente relacionados com a competência da pessoa ou pessoas que fazem a gestão de topo e a gestão operacional do dia a dia.  Seja exigente consigo própria e discipline-se a si própria para incrementar as suas competências de gestão, foque-se no é importante e faça um bom plano para diminuir as urgências.     

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM