Qual a sua opinião sobre as culturas a realizar?

Boa noite caro José,

Desde já os meus parabéns pelo seu blogue, é deveras interessante. Resido na zona de Caminha e sou licenciado em engenharia mecânica, trabalho no ramo desde que me licenciei. 

Tenho a cada dia que passa uma vontade cada vez maior de criar algo meu e conciliar alguns conhecimentos de gestão de projeto que fui adquirindo durante este período com a satisfação que tenho em plantar, cuidar e ver crescer as plantas. Cresci num meio rural mas ninguém da minha família vive da agricultura apenas tem alguns terrenos.

Sendo assim atualmente os meus pais tem um terreno com 4 hectares que atualmente é um pinhal e tem outro com 4000 M2 que é utilizado para a agricultura de subsistência. 

A minha ideia é realizar um projeto com o apoio do pdr2020 para jovens agricultores que me permitisse aproveitar esses terrenos e obter algum rendimento extra uma vez que a curto prazo não pretendo deixar a minha atual profissão.

Pensei na possibilidade de aproveitar o terreno maior para plantação de castanheiros e combinar com outra cultura no terreno menor, kiwi ou mirtilo uma vez que já li no seu blogue que no mínimo aconselha 10 hectares para castanheiros.

Gostaria de saber qual a sua opinião sobre as culturas a realizar, tendo em conta que o terreno mais pequeno já possui alguns castanheiros e não é um terreno muito soalheiro. Agradeço desde já o seu auxílio. 

Cumprimentos:


Comentários:
1. Recomendo que os terrenos dos seus pais sejam avaliados por um técnico agrícola com o objetivo de verificar quais as atividades/culturas com aptidão potencial.

2. Com os resultados do indicado em 1. pode tomar decisão sobre a apresentação ao PDR2020 da sua candidatura de 1.ª instalação como jovem agricultor ou eventualmente outro tipo de candidatura que concluir ser mais ajustado.

3. A minha opinião sobre as culturas a realizar? Potencialmente: kiwi, castanheiro, mirtilo, abacate, cerejeira,  hortifruticultura em modo de produção biológico, etc. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM