Crédito Bancário: Como Fazer a Negociação?

Boas, José
Comecei na agricultura no inicio deste ano e estou satisfeito com o meu trabalho e os resultados obtidos.
Necessito aumentar a minha exploração agrícola e para tal terei de recorrer ao crédito bancário, quer porque terei de comprar terra aos vizinhos, quer para fazer mais nas minhas atividades de fruticultura e horticultura biológicas (claro que a compra de terra só será feita caso o valor do crédito seja baixo).
Que banco me aconselhas? Qual a melhor cena para lidar com os empregados do banco?
Fico à espera da ajuda
Até logo,

Comentário:
1. A abordagem aos bancos deve ser feita com base num plano de negócios que demonstre que é rentável o investimento tendo por base uma distribuição equilibrada entre capitais próprios e capitais do banco (os capitais próprios devem ser no mínimo 20% e podem utilizar o prémio de primeira instalação de jovem agricultor).

2. A melhor alternativa ao plano de negócios é apresentar uma candidatura PDR2020 já aprovada para ser financiada pelo banco porque uma grande parte do risco é assumido pelo Estado através da percentagem de ajudas financeiras públicas de apoio ao investimento.

3. Além do indicado em 2. os bancos recorrem aos apoios da garantia mútua através da Agrogarante, o risco bancário do valor do empréstimo é transferido na sua maioria (50% a 80%) para este sistema (uma grande parte da base do sistema de garantia mútua é realizada através de fundos financeiros públicos colocados/alocados pelo Estado).

4. Os bancos preferem o indicado em 2. porque percebem muito pouco dos negócios da agricultura, preferem fazer crédito ao consumo ou crédito à habitação, porque não têm que avaliar negócios e são tramitados com base nos rendimentos do proponente (avaliação pela documentação do IRS), dão mais valor aos números de uma candidatura aprovada face a um Plano de Negócios porque no primeiro caso, os seus número e estimativas foram avaliados por funcionários do Ministério da Agricultura.

5. Antes de abordar os bancos analise os números, memorize os principais números do negócio, e prepare-se para o exame que lhe irão fazer (ensaie o discurso): Qual a sua experiência? Porque se dedica a este negócio? Quais os principais números do negócio? Quais os valores do investimento e os resultados gerados? A quem vende e irá vender? Evolução do mercado e seus preços? Quem lhe dá assistência técnica?  Etc.

6. Banco que aconselho? Nenhum em concreto. Deve começar por abordar o banco onde tem conta pessoal porque já o conhecem, há relacionamento pessoal e financeiro ao longo de tempo, há uma base de confiança. Faça a abordagem, pelo menos, a três bancos. Quando em determinado banco sentem que há outro banco disposto a financiá-lo, a atitude muda e tornam-se mais eficazes. Utilize a melhor proposta de um banco para baixar os valores da taxa de juros e comissões junto dos outros bancos com quem está a negociar para obter mais benefícios.

7. Como lidar com os interlocutores bancários? Prepare-se psicologicamente para um processo que normalmente é demorado e duro. Nunca demonstre pressão de tempo para fechar a operação de crédito. Mantenha permanentemente o discurso coerente. Hábil e subtilmente coloque os bancos a concorrerem entre si nas condições e pormenores de crédito. Analise cada reunião/telefonema que tem/faz com gestor bancário e melhore na próxima abordagem os pontos onde esteve menos bem, tenha em mente ser um especialista nesta matéria de negociação bancária e faça tudo ao seu alcance para evoluir e lá chegar (este processo não é fácil, pratique auto motivação, lembre-se frequentemente que irá precisar muitas vezes de recorrer aos serviços do banco, o dinheiro que poupar nos créditos é mais fácil de ganhar do que o do negócio).

8. Se necessitar de apoio especializado marque uma consulta com o Dr. Mário Coelho da Espaço Visual (911768809) 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM