PDR 2020 - candidatura jovem agricultor aprovada que não captou financiamento: o que me aconselha fazer?

Boa noite Eng. José Martino,

Admiro muito o seu trabalho e por esse facto, gostaria de lhe colocar as seguintes questões:

1ª. Tenho um projecto agrícola de jovem agricultor para uma plantação de Mirtilos, com parecer favorável desde Fevereiro de 2019, significa que vai ser aprovado ou pode ser ainda recusado?

2ª. No caso de uma resposta positiva, quanto mais tempo acha que terei de esperar?

3ª. Se começar a fazer investimentos no terreno, só com este parecer favorável, esses investimentos poderão ser contemplados pelo PDR2020?

4ª Qual é a melhor entidade que me poderá informar em que situação está o meu processo, nesta fase? O IFAP ou DRAP?

5ª Comprei o terreno em 2017 e gostaria de começar a rentabilizá-lo, assim terei que esperar quantos mais anos uma vez que não posso cultivar mais nada nesse terreno?

Para um jovem agricultor esta ansiedade e perspectiva de esperar anos ou ter que procurar outra ocupação durante o próximo ano é difícil.

O que me aconselha?
Agradeço a sua atenção.
Melhores Cumprimentos,


Comentários:
1. Um projeto aprovado  em fevereiro de 2019, sem financiamento atribuído, significa que a candidatura teve uma classificação (valia global da operação = VGO) no concurso em que foi apresentada que mereceu a pena ser avaliada e por isso foi aprovado, mas ficou abaixo do valor VGO a partir do qual as candidaturas são financiadas (todas as candidaturas cuja VGO fica acima de um determinado valor de VGO são avaliadas e é feita uma listagem por ordem decrescente de VGO, sendo atribuído financiamento às candidaturas por essa ordem até esgotar o orçamento total disponível para atribuir nesse aviso/concurso). O projeto poderá ser repescado nesse concurso se houver desistências ou será integrado na listagem de ordem decrescente dos concursos seguintes. A probabilidade de captar apoio financeiro público é baixa, mas pode acontecer porque as candidaturas novas apresentadas aos concursos seguintes são cada vez mais especializadas para explorar e fazer subir os valores da VGO e os valores de orçamento total disponível por concurso são muito escassos face à procura/candidaturas. Respondendo à sua questão: o projeto irá continuar sempre aprovado, não será recusado, mas terá probabilidade residual de captar financiamento.

2. O melhor será informar-se junto da DRAP sobre o tempo potencial para obter uma informação definitiva.

3. Os investimento que fizer no terreno podem ser apoiados pelo PDR2020, caso a candidatura venha a obter financiamento. Na minha opinião deve iniciar o investimento se tiver comunicação formal do apoio.

4. O que aconselho?   Estudar se tem condições para melhorar a VGO e caso possa incrementar o valor da VGO, prescinda da candidatura aprovada sem financiamento e apresente de novo neste concurso que está aberto até 8 de Novembro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM