Análises de Solo e Folhas: Qual a Melhor Estratégia?

Bom dia, Eng. José Martino,

Para mim a nutrição das culturas é muito importante porque a alimentação é a base da vida.
Qual a estratégia que recomenda para análises de solo e de folhas? Que laboratórios são melhores?
O que faço com os resultados das análises?
Espero que me responda às questões colocadas porque verifico que o faz regularmente com outros e acaba por prestar um serviço que interessa a muitos. Agradeço as suas respostas e motivo-o a continuar a esclarecer quem precisa porque se houvesse muita gente como o engenheiro este país iria para a frente.
Tenha um bom dia de trabalho.
Cumprimentos,

Comentários:
1. Estratégia de análises de solo? Recomendo análises de solo após a mobilização profunda de preparação de terreno, previamente ao inicio da atividade agrícola e todos anos, nos primeiros 4 anos, de 2 em 2 anos, até ao décimo ano e de 4 em 4 anos, a partir do décimo ano.

2. Estratégia de análises de folhas? Uma vez por ano na época indicada pela produção integrada para a cultura em causa (pesquise na internet: normas técnicas para a produção integrada dagadr "nome da cultura") e sempre que verifique que há anomalias em parte da cultura (faça uma amostragem de folhas na zona com problemas e outra amostragem onde a cultura está normal). Na minha prática agronómica, se a cultura tiver rentabilidade que o suporte, mando fazer análises foliares a meio do ciclo para verificar se há deficiências de nutrientes e caso exista, fazer a respetiva correção através de adubações foliares.

3. Melhores laboratórios? Mais perto da sua exploração que tenham os seus métodos de análise acreditados e dêem resultados em tempo útil. Cujos resultados estão em linha com o desenvolvimento das culturas e o observado no terreno. Sempre que possível trabalhe com o mesmo laboratório porque da minha experiência agronómica verifico que não são iguais os resultados obtidos entre  laboratórios.

4. Entregue os resultados a um técnico especialista nessa cultura para visitar o seu terreno/cultura e interpretar os resultados dos boletins de análise de solo e de folhas. Na minha opinião, a interpretação de análises de solo e de folhas sem conhecer/visitar o respetivo terreno/cultura é muito artificial e sujeita a elevada probabilidade de erro. Pela minha experiência agronómica  verifico que os valores indicados nas análises são mais fiáveis quando resultantes de uma série de análises de solos e de folhas de vários anos.

5. Se precisar de esclarecer mais dúvidas técnicas marque uma reunião com a eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (917075852).   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM