Crise na viticultura na Região Demarcada do Douro: o que pode o governo fazer?

O presidente da Câmara de Alijó e da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro), Artur Cascarejo, entregou ontem ao Presidente da República um documento que aborda os problemas e propostas de soluções para ultrapassar a crise que afecta a viticultura duriense e pediu-lhe ajuda, influência e esforço. Tenho pena que o conteúdo do documento não tenha sido tornado público para saber que tipo de medidas o autarca defende para defesa dos pequenos e médios viticultores da Região Demarcada do Douro. Cavaco Silva comprometeu-se a fazer chegar o documento ao poder executivo.


A questão que me assalta é a seguinte: O que é preciso fazer e  o que deve melhorar na vitivinicultura douriense?

O negócio vitivinicola, quer no Douro, quer nas principais regiões vinhateiras no mundo, está a desenvolver-se de forma verticalizada, isto é, quem detém a comercialização está a controlar a produção assumindo economias de escala que tornam essas organizações mais competitivos. Assim sendo, deixam de ter interresse pelas uvas dos pequenos e médios viticultores liquidando as uvas com valores abaixo dos seus custos de produção.Na realidade é preciso colocar as cooperativas a cumprir com eficiência e eficácia o seu papel de valorizar as uvas dos viticultores
Por outro lado, é preciso exportar em maior quantidade os vinhos DOC Douro, dando-lhes valor acrescentado. Para tal objetivo é preciso mudar as mentalidades para imprimir dimensão e escala às empresas/cooperativas.
O vinho do Porto concorre em segmentos de mercado muito concorrenciais e agressivos do ponto de vista de marketing, cuja  procura se encontra estagnada, precisa de se reinventar ou inovar como produto para incrementar a sua procura e o seu valor acrescentado. Se aumentarem os seus quantitativos de produção incrementará o risco financeiro de falência por parte das empresa exportadoras. 

Tendo por base estas considerações, o que pode o governo fazer para resolver os graves problemas da viticultura na Região Demarcada do Douro? 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM