O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


quarta-feira, 21 de março de 2012

Plantas Aromáticas e Medicinais

Pedido de esclarecimento colocado neste blogue:

"Anónimo disse...
Boa tarde,

O meu nome é Carina e em conjunto com um colega estamos a pensar avançar com um projecto de jovem agricultor, com frutos vermelhos, produção e transformação, e eventualmente ervas aromáticas.

Dentro dos frutos vermelhos, pensamos no mirtilo, framboesa, amora, groselha e eventualmente morango por hidroponia, e dentro deste assunto gostaria de saber se já existem estudos de áreas de exploração mínimas para cada espécie de modo a ser tornarem viáveis e competitivas.

No que refere às ervas aromáticas, ainda está num estudo muito prévio, ainda não temos espécies escolhidas, mas estamos a estudar a produção por hidroponia, não sei se têm conhecimento de outras explorações do género, e se têm algum feeddack sobre os resultados.

Agradecemos desde já a atenção.
Obrigada.

Opiniões:
1 - Não façam sociedade entre dois jovens agricultores porque apesar de lhes darem mais 10000 euros perdem 75 000 euros caso apresentem duas candidaturas separadas.
2 - Dependendo dos investimentos, isto é, aqueles que contemplam a plantação, armazém e alguns equipamentos creio que rentabilizará o projeto e pode remunerar bem o seu próprio trabalho se implantar dois hectares de pequenos frutos.
3 - Não conheco nenhuma exploração de plantas aromáticas e medicinais (PAM) em hidroponia. Na minha opinião creio que não traz mais valias a hidroponia porque não têm experiência nem da atividade, nem da hidroponia na atividade, e não há problemas de solo que criem impedimentos á cultura. Defendo que devem começar por PAM no solo e passados 2 experimentarem a hidroponia. Os resultados das PAM são bons se começar com 3-4 hectares e a meio prazo chegar aos 6-8 hectares.

Sem comentários: