Colocar a Economia de Portugal a crescer 3% ao ano


Portugal tem que colocar a sua economia a crescer ao ritmo de 3% ao ano para conseguir criar riqueza para sustentar o Estado Social a que os portugueses têm direito, continuar a cumprir os compromissos com a dívida externa, combater o elevado risco de empobrecimento da sociedade portuguesa (20 a 30% da sua população está em risco de pobreza sobretudo nos reformados).

Dizem os especialistas que para os próximos dez anos a economia de Portugal crescerá a taxas incipientes, continuando a economia portuguesa a cair até ficar no 2.º ou 3.º lugar do fundo da tabela, quer da zona Euro, quer dos países da EU. Com estes números é praticamente impossível conseguirmos que cumprir o indicado no primeiro parágrafo. 

Para ultrapassarmos estes obstáculos é necessário colocar objetivos à sociedade portuguesa, seja ao nível do Estado, seja ao nível do cidadão, seja ao nível das empresas. O Estado necessita cumprir os prazos temporais dos processos burocráticos que tem de tramitar, monitorizar cada um dos prazos, alargar para cumprir sempre que necessário, desburocratizar para simplificar e encurtar prazos temporais, promover a revisão do edifício jurídico, lei a lei, atualizar todas as leis que regem a sociedade portuguesa, fazer a reforma do Estado, avaliar ministério a ministério, serviço a serviço, entidade tutelada a entidade tutelada, verificar se tem os meios humanos, materiais e orçamentais para cumprir os objetivos, graduar o que se avalia segundo o grau do maior interesse público, não despedir, reafectar meios, apostar nos mais importantes e fechar todos aqueles que têm menor interesse para Portugal. Para o cidadão motivá-lo para se formar, frequentar ações de formação profissional, ações de formação formal, promover uma cultura de trabalho, iniciativa, empreendedorismo pessoal. Para as empresas implementar um crédito fiscal mais agressivo para promover o investimento, melhorar os processos de licenciamento e burocracia, diminuir os impostos indiretos, manter um quadro fiscal estável durante a legislatura.

A política económica deve promover o investimento em bens transacionáveis, sobretudo os destinados para a exportação ou que substituam as importações a preços competitivos. O Governo de Portugal terá de fazer o seu trabalho estimulando a economia para fazer com que 60% do PIB tenha como fim as exportações. Este objetivo público e da sociedade deve fazer  com que cada um dos portugueses terá faça a sua parte, acredite, forme-se, incremente as suas competências profissionais e pessoais, investa e trabalhe para mostrar que é possível colocar a economia portuguesa a crescer 3% ao ano.

É este caminho que ajudará a economia portuguesa a crescer ao ritmo desejável. Assim acreditemos que é possível e trabalhemos para atingir este objetivo!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM