Apicultura

Marco Mota disse:

"Caro Eng.º Martino,
Felicito-o pelo seu blog e considero louvável o facto de não deixar ninguém sem resposta.

Gostaria de lhe perguntar, tendo em conta a sua experiência em projectos já implementados:

1- Qual a área de terreno necessária para a instalação de jovem agricultor, com projecto em apicultura.

2- Considerando um projecto de investimento de 75000 euros, qual considera que deverá ser o capital próprio do investidor?

Questiono também, quando será o próximo estágio formativo em apicultura promovido pela Espaço Visual.

Desde já o meu obrigado.

Cumprimentos"

1 - Que capital tem disponivel para investir em apicultura? Tem que viver da atividade ou possui outra profissão?

2 - Em função das respostas às questões colocadas em 1. assim variará o número de colmeias que irá candidatar no seu projeto. No minimo, na minha opinião, terá de trabalhar com 500 colmeias, embora possa começar com 300. Há quem defenda menos, mas atendendo aos custos de deslocação, de instalação e limpeza dos apiários, armazém, etc., creio que com um número inferior dificilmente terá rentabilidade.


3 - Para as instalar deve fazer a avaliação do potencial melífero na região explorada a partir de cada apiário e daí, aferir o seu número médio de colmeias. Se cada região tiver forte potencial melífero o número máximo de colmeias por apiário é de 100. Neste caso, cada apiário  deverá ter entre 500 a 2000 m2, conforme se trata de espaço agrícola ou florestal, compreende o espaço para colocar as colmeias e a superfície de segurança contra incêndios, zona com controlo de vegetação.


4 - Pela minha experiência creio que precisa de capital para comprar os enxames, a sua compra não é elegivel no ProDeR (80 euros x 300 = 24 000 euros)  + capital para suportar o IVA e fundo de maneio (15 000 a 25 000 euros). Defendo que caso não possua todo o capital necessário deveria  contratar junto do Crédito Agrícola um empréstimo de médio prazo para a compra das abelhas ou uma conta caucionada no mesmo valor (24 000 euros), tendo 20 000 euros para capitais suportados pelo investidor.

5 - Contate o eng. Daniel Portelo da Espaço Visual para obter informações dos estágios formativos em apicultura (daniel.portelo@espaco-visual.pt; 22 450 9047)   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM