Como escolher terrenos?

Smagalhaes disse:

"Boa noite,
Antes de mais gostaria de o congratular pelo excelente trabalho desenvolvido nesta àrea.
Gostaria de pedir , se possivel, uma opinião sobre aquisição de terrenos para agricultura.
Tenho bastante interesse no cultivo agrícola nas àreas de: floricultura de plantas ornamentais, como rosas, cravos,crisantemos...;
frutos de pequenas dimensão como morangos, framboesas, mirtilos, groselha...;
plantas aromáticas e medicinais.
Não tenho terreno e por isso estou neste momento a ponderar a compra (se o preço fôr apelativo) ou o arrendamento, No entanto em virtude de não ter conhecimentos técnicos sobre o tema, tenho dificuldade em fazer uma triagem de terrenos para apresentar a um técnico que me orientará sobre a viabilidade dos mesmos e a escolha de um.
É possivel orientar-me para questões chave que devo fazer quando telefono para um anúncio de venda/arrendamento? Tenho estado a questionar sobre a disponibilidade de recursos hidricos , o tipo de solo (se é arenoso e permite a infiltração de água)a possibilidade de eventual construção de uma estufa, se tem acessos, se é plano.
Muitos terrenos apresentam cultura arvense, sobreiros nogueiras, oliveiras vinha e mato.Este tipo de terreno pode ser convertido e utilizado para o fim que pretendo?
Tenho dado prioridade aos terrenos proximos de possiveis mercados, perto de Lisboa tanto margem norte como Sul. Estou a optar bem?

Obrigada"


Comentários:

1 - Deve optar por terrenos próximos da sua habitação para ter baixos custos diários de deslocação.


2 - Em função das atividades assim definirá a dimensão da sua exploração agrícola. Creio que para as atividades elencadas necessita de um terreno com 3 a 5 ha, que tenha água para rega ou potencial para o efeito (se abrir um poço ou furo possa ter entre 20 a 30 m3 de água por hetare/dia). Verifique se tem acesso para camião, possibilidade de fazer ligação de baixada elétrica e se os seus solos agrícolas não são excessivamente argilosos ou demasiado encharcados durante o inverno.


3 - Os sobreiros e oliveiras estão sujeitos a autorização de arranque, o que potencialmente se exisitirem em elevado número pode impedir os investimentos.


4 - Peça a um técnico que lhe faça a seleção de dois ou três terrenos e depois fará a sua escolha.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM