Plano de Negócios

Carlos Novo disse:

"Boa noite Sr.Eng Martino!
Tenho acompanhado todos os posts do seu blog e queria dar lhe os parabens por o excelente serviço que tem feito em favor dos portugues e em prol da agricultura.
Neste momento estou desempregado e pretendo dar uma volta de 180ºna minha vida, vivo em Almada e pretendo mudar me para a zona de Castelo Branco e iniciar um projeto em agricultura biologica, tenho algum capital proprio para investir mas vou pedir apoio do PRODER pois ainda tenho 38 anos.
Gostaria de saber na sua opiniao se esta zona do pais pode ser uma boa aposta para inicar um projeto de vida em modo biologico,pretendo tambem ter algumas raças autoctones de animais portugueses.
qual area que me aconselha para este projeto, pois pretendo ter um pouco de tudo é essa a filosofia da ab.
Onde escoar os meus produtos? pois a venda de cabazes os mercados bio podem nao ser suficientes para a sustentabilidade de um projeto? tem conhecimento se nesta zona existem mercados bio? que empresas podem escoar os meus produtos?
grato pela sua atençao e continuaçao deste magnifico serviço publico"

Comentários:
1 - Julgo que faz parte de um grupo restrito de leitores que leu todos os posts deste blogue. O que lhe parece a evolução que seguiu nestes 4,5 anos de vida?


2 - Defendo os portugueses e a agricultura porque dei à volta ao mundo e nunca me senti diminuido por ser português, pelo contrário, acho que cada português tem uma maneira de estar na vida que nos permite ser felizes em qualquer sítio do globo, sobretudo em Portugal. Acreditei, pratiquei e trabalhei para que os resultados do meu trabalho e das minhas equipas não ficassem atrás do que melhor se faz no estrangeiro. No exterior far-se-ia melhor por questões estruturais de desenvolvimento e organização coletiva, embora este acréscimo não compensa a qualidade de vida que temos em Portugal e que perderia se me mudasse. Neste momento trabalho arduamente para que exista liderança política em Portugal sem a qual não se pode estancar a emigração, a qual junto com o desemprego são duas chagas sociais que estão a contribuir para a destruição do país.


3- Na minha opinião, a sua exploração deveria ter pelo menos entre 70 a 100 ha para lhe garantir alguma sustentabilidade económica a médio prazo. Deve fazer um plano de negócios e em função dele definir a dimensão da exploração, a qual está muito dependente do potencial produtivo das terras.


4 - Um dos pontos chaves do Plano de Negócios é o estudo do mercado. Nesse capítulo irá responder á questão que me colocou. Não me canso de repetir a estratégia que deve seguir: visitar explorações bio, recolher informação pormenorizada nos contatos que efetuar, para o efeito escrever o respetivo relatório (ser exaustivo nas perguntas para aprender com os erros dos outros), decidir as atividades a a que irá dedicar-se (mesmo que seja uma exploração multiproduto) e elaborar o respetivo Plano de Negócios.


5 - Todas as questões que me coloca ser respndidas de forma rigorosa no seu Plano de Negócios. Não facilite, seja rigoroso no Planeamento. Caso contrário, ficará na situação de muitas pessoas que eu infelizmente conheço, já não estavam  bem antes de se dedicarem à agricultura e após os investimentos ficaram em pior situação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM