Que culturas aconselha para a região de Ponte de Lima?

Helder Silva disse:

"Bom dia Sr José Martino,

Peço desculpa pelo abuso, mas apos uma pesquisa na net sobre plantação de mirtilos, acedi ao seu blogue, e depois de ler bastante, gostaria de lhe colocar a seguinte questão:

Acha que será viável levar avante uma plantação de mirtilos na zona do Minho (Ponte de Lima).

Estamos (seio familiar) a pensar avançar para alguma coisa na área da agricultura mas que seja minimamente rentável, e chegamos á conclusão que o mirtilo puderá ser a aposta certa neste momento, gostaria de saber também se o senhor partilha dessa mesma opinião ? ou se acha que existe outro tipo de cultura que se aconselha para a nossa zona.

gostaria tambem de saber algo mais acerca dos projetos para jovens agricultores.

Peço mais uma vez desculpa por este abuso,

Cumprimentos"


Comentários:
1 - Parece-me viável uma plantação de mirtilo na zona de Ponte de Lima, embora terá de ser avaliada a aptidão dos solos e clima dos terrenos onde serão instalados (drenagem, pH, teor de matéria orgânica, etc.).


2 - Devem investir nesta cultura/atividade se a tiverem analisado e chegaram à conclusão que é a melhor decisão. Têm a noção das implicações da colheita (n.º de colhedores, controlo de qualidade da uniformidade dos frutos com o mesmo grau de coloração e maturação na mesm cuvete, tabuleiro e palete)?


3 -  Culturas que aconselho para essa região, onde exista aptidão intrinseca: castanhas, groselhas, framboesas, apicultura, kiwi, maçãs de variedades regionais, kiwis arguta, uvas para vinho verde, morangos etc.


4 - Sobre as ajudas aos jovens agricultores pesquise neste blogue "ajudas jovens agricultores" e "ação 1.1.3 do ProDeR"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM