Tenho um terreno em vista: consegue à distância avaliar o seu potencial agrícola?

Smagalhaes disse:

"Boa noite,

Muito obrigada pelas preciosas sugestões. Não é realmente fácil encontrar um terreno com as caracteristicas quimicas e mecánicas adequadas , um bom tamanho e ainda uma relação qualidade/preço aceitável.
Uma pessoa conhecida fez-me uma proposta de aluguer de terreno com um preço muito acessivel,(quase gratuito) mas o solo não me parece o ideal.Localiza-se em santo izidro de pegões, nucho das figueiras. Após pesquizar informação sobre o mesmo encontrei o seguinte: "Em termos geológicos a zona do projecto é caracterizada pela presença de formações
detríticas (cobertura sedimentar), datadas do Micocénico e Pliocénico (indiferenciado).
No que respeita aos solos, na zona de implantação da Subestação de Pegões, os solos são compostos por solos Podzolizados, correspondendo a solos com uma fertilidade muito reduzida. Têm elevada permeabilidade e uma média susceptibilidade aos processos erosivos. No entanto, têm elevada susceptibilidade à contaminação por poluentes, já que a sua capacidade de retenção e eliminação dos poluentes é reduzida.
Do ponto de vista do uso do solo, o projecto encontra-se essencialmente divido em duas zonas. Desenvolve-se numa zona de áreas de floresta mista onde ocorre pinheiro manso e sobreiro e noutra parte em áreas de matos.
Em termos climáticos a região em estudo apresenta um clima mesotérmico, em que a
temperatura média anual varia entre os 15 e os 17,5 oC e a precipitação total varia entre 500 e 800 mm.
Relativamente aos recursos hídricos, o projecto em avaliação desenvolve-se na bacia Hidrográfica do rio Sado, mais concretamente na sub-bacia da ribeira da Marateca, afluente da margem direita do rio Sado. Na área de intervenção ocorrem pequenos afluentes de ribeira da Califórnia, com fraca expressão correspondendo a pequenas depressões no terreno...
...Do ponto de vista da qualidade da água, o consumo agrícola constitui a utilização mais significativa, apresenta boa qualidade para rega e pode ser utilizada para consumo
humano passando apenas por um tratamento físico com desinfecção."(sub estação de pegões, estudo de impacte ambiental, REN)
Conhece esta região? Qual a sua opinião?
Já marquei uma reunião com a Eng. Sónia Moreira e gostaria de lhe apresentar já um terreno. Neste momento estou em fase de análise e pesquisa individual, tentando arranjar alguns terrenos com um preço compensatório para reservar o máximo de capital financeiro para o investimento necessário no futuro. Posteriormente pretendo efectivamente contactar um técnico para me ajudar a fazer a escolha. Caso não consiga desta forma, pretendo recorrer a um técnico para a escolha, mesmo tendo de pagar mais.

Muito obrigada
S.Magalhães"

 

Comentários:

1 - A CAP tem tomado posições públicas em que afirma que a bolsa de terras não é importante para a agricultura portuguesa. Certamente não conhece a realidade e as dificuldades que os jovens agricultores enfrentam para terem a terra necessária para se instalarem na atividade.


2 - Qual a superfície do terreno? Que culturas pretende implementar? Qual  duração do contrato de arrendamento? O terreno tem água para rega? eletricidade? acesso a camião ecarros? armazém?


3 - Pela descrição o solo parece-me interessante se for corrigido o seu teor de matéria orgânica, parece tratar-se de um solo pobre, sem excesso de argila. Recomendo que caso tenha outras condições para avançar (possibilidade de regadio, duração do contrato de arrendamento compativel com a amortização dos investimentos necessários, etc.) deve fazer uma amostragem do solo e analisá-lo (deve pedir uma análise mecânica, análise sumária, bases de troca, macronutrientes secundários e micronutrientes)


4 - Na minha opinião deve avaliar se o terreno já tem água disponivel para rega ou se pode captá-la por poço ou furo. Recomendo que pesquise na região as empresas que abrem poços ou furos, tentando obter orçamentos para o efeito, bem como, o mais importante, potencialmente, qual o caudal de água disponivel para rega no pico do verão.


5 -  Os agrónomos tal como os médicos não conseguem fazer diagnóstico sem a observação direta do "doente/terreno". Para obter uma opinião concreta sobre o que pode fazer no terreno terá que promover a visita de um técnico com o objetivo de fazer a avaliação da sua fertilidade pela vegetação presente, analisar se tem problemas de drenagem, quer interna, quer externa, cenários de disposição das atividades e infra-estruturas, etc.


6 - Defendo que está a tomar a posição correta privilegiando o arrendamento face à compra para ter os capitais próprios necessários para o investimento e exploração das atividades.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM