Banca começa a mostrar abertura para apoiar investimentos na agricultura

Armando Alves disse:

"Agricultura com nova linha de crédito de 150 ME e acesso à PME Crescimento

Os agricultores vão poder aceder a uma nova linha de crédito, de 150 milhões de euros, através da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo, e à linha PME Crescimento, até agora disponível apenas noutras áreas, anunciou a ministra Assunção Cristas.

Após a assinatura do protocolo entre o ministério da Agricultura e a entidade bancária, decorrida em Lisboa, a governante assinalou que neste momento o principal problema dos agricultores é o financiamento e que tem encontrado em todo o país agricultores que querem executar projectos que já estão aprovados e não têm meios para o fazer.

O objectivo desta linha, prosseguiu a governante com a pasta da Agricultura, "é garantir o acesso mais célere e mais privilegiado" a estes agricultores, criando "uma via verde" para projectos que já passaram pelo crivo da administração pública e foram aprovados no âmbito do ProDeR.

Assunção Cristas adiantou que o objectivo é abrir este tipo de protocolos a todos os bancos interessados.

A ministra anunciou igualmente que as empresas agrícolas e do sector agro-industrial vão poder passar a candidatar-se à linha PME Crescimento, estando "a ser fechados aspectos de detalhe" para que esta possibilidade se concretize.

O presidente da Caixa de Crédito, João Costa Pinto, disse que a taxa de juro que será aplicada nestes empréstimos "não está definida à partida", mas garantiu condições mais favoráveis aos agricultores como bonificações que podem ir até 50% e uma "apreciação expedita" dos pedidos.

A Linha PME Crescimento foi criada depois da tomada de posse do Governo, com uma dotação de 1.500 milhões de euros.

IN Agroportal
http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2012/10/15g.htm"

Comentários:

1 - O texto que foi transcrito do Agroportal é o mesmo que aparece em muitos órgãos de comunicação social.


2 - Não explica os investimentos que podem ser enquadrados nesta linha de crédito de 150 M€, apesar de indicar que se tratam de investimentos já aprovados pelo ProDeR. No entanto, quero salientar que os apoios bancários devem estar indicados na candidatura contratada com o ProDeR sob pena, de mais tarde, em sede de auditoria, o projeto vir a ser considerado não conforme e os fundos já pagos serem reclamados para devolução ao Estado.


3 - Independentemente de ainda não serem conhecidos os pormenores da linha de crédito, acho muito importante esta linha negociada pelo Ministério da Agricultura porque é um sinal que a ministra da Agricultura está atenta às necessidades dos agricultores nesta altura em que a crise financeira que Portugal sofre também atinge a agricultura.


4 - Felicito a ministra da Agricultura se conseguir colocar em funcionamento a linha de crédito PME Crescimento para as empresas agrícolas e agro industriais.


5 - Faço votos para que a CGD crie as linhas de crédito para apoiar os investimentos dos jovens agricultores.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM