Que culturas escolher para o meu terreno: maracujã? Romãs? Mirtilos?

Vera Marques disse:

"Boa tarde Eng.º José Martino

Venho pelo presente solicitar a sua opinião, que muito me apraz, pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo no apoio à agricultura.

Parece que a agricultura está a virar uma moda, ou para muitos um refúgio para a crise que vem assolando o país. A mim o que me faz querer desenvolver este projeto é poder contribuir para o nosso desenvolvimento assim como garantir um futuro que se avizinha difícil.

Possuo um terreno com 5 hectares em Arouca, e pensei no cultivo do maracujá, uma vez que tenho reparado que é escasso e no mercado atinge um valor exorbitante. Gostaria de saber se o terreno tem características para este cultivo. Pensei também na romã e nos mirtilos, mas este último parece-me que em pouco tempo vai atingir a saturação.

Posso beneficiar de algum apoio?

Agradeço uma resposta que me possa orientar e encaminhar para os passos corretos a dar.

Com os meus cumprimentos"

Comentários:
1 - O preço do maracujá no mercado é alto porque a procura é baixa, ou seja quem compra paga o produto que leva mais a quantidade que se estraga no ponto de venda por falta de procura. Por outro lado, maioria da oferta de maracujã é de origem importada o que acarreta índice de preços elevados ao consumidor.

2 -  A cultura do maracujã exige terrenos com poucas geadas durante o inverno, o que certamente não será o caso de Arouca, exceto se o seu terreno estiver localizado num microclima de invernos muito benignos.

3 - As romãs exigem zonas secas, quentes, com baixa probabilidade de chuvas no final do verão/inicio do Outono. Creio que são mais favoráveis as regiões interiores de Portugal.



4 - O mercado do mirtilo não irá saturar pela quantidade produzida em Portugal, mas terá problemas pela deficiente qualidade na colheita, o que acarreterá o risco da origem Portugal ser desvalorizada no mercado internacional. Cada produtor tem que garantir que a mesma cuvete (125g), o mesmo tabuleiro (1kg/2kg) têm mesmo padrão de coloração e maturação com bagas de 3/4 gramas cada, sabendo nós que para colher um hetare são necessárias 8 a 30 pessoas. Verificando eu que a maioria dos empresários desta atividade não tem perfil para comandar tropas, conhecendo que a mão de obra é muito indisciplinada para uma operação tão minuciosa e rigorosa (avaliar a cor do mirtilo pelo lado interior junto ao pedunculo e a maturação pela consistência e textura do fruto ao toque dos dedos) e sabendo que uma grande parte dos agricultores não se está a acautelar com metodologias adequadas de controlo de qualidade para eliminar este problema, certamente concordarão que há potencial elevado para o problema que elenquei.

5 - Pode beneficiar as ajudas previstas na ação 1.1.3 do ProDeR para se instalar como jovem agricultora (pesquise neste blogue)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM