Futuro: bio versus não bio

Boa noite, Eng. Martino,
Acredita que o modo de produção biológico vai ser o futuro da agricultura?
Agradeço o trabalho de interesse público que tem feito na defesa da agricultura.
Cumprimentos,

Comentários:
1. Não sei até onde irá chegar o modo de produção biológico a muito longo prazo, o que verifico é a compra ou investimento das grandes multinacionais de fornecimento de factores de produção para a agricultura convencional, empresas de tecnologia e factores de produção para o modo de produção biológico. Tenho a certeza que não o fazem por acaso e que o futuro da agricultura vai nessa direção e estratágia.

2. Constato que há uma busca por matérias activas naturais para melhorar os solos e as plantas. Solos mais férteis e com excelentes propriedades físicas, por outro lado, plantas melhor nutridas, vacinadas contra doenças, são duas faces da moeda que é ter plantas mais sadias e resistentes a pragas e doenças.

3. No seguimento do indicado em 2. há uma busca por matérias activas naturais para combater pragas e doenças dentro da chamada "estratégia de resíduo zero", produções sem aplicação e consequentemente, sem resíduos dos pesticidas de síntese autorizados em agricultura convencional.

4. No futuro, haverá produtos biológicos certificados e produtos não biológicos de resíduo zero. Acredito que não levará muitos anos aos produtos fitofármacos de síntese não serem necessários na produção agrícola porque além do indicado acima, iremos caminhar para a medição/controlo tecnológico das condições de produção pela digitalização da produção agrícola, a qual inclui, agricultura de precisão, gestão de dados do solo, planta, atmosfera, ataques de doenças e pragas, etc. Tudo isto conjugado teremos um modo de produção agricola mais preventivo, intervenções mais eficazes realizadas na melhor oportunidade técnica.   


5. No futuro, as produções agrícolas que são seguras na atualidade, serão ainda mais seguras para o consumidor e com muito menor impacto ambiental face aos dias de hoje.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM