Kiwis - Maturação

Bom dia,

Tenho uma pequena plantação de kiwis a entrar em produção. Não sei quando os frutos estarão maduros. O que faço, espero que os frutos mudem de cor ou fiquem moles? Qual é a melhor época de colheita?
Obrigado.
Cumrpimentos,

Comentários:
1. Os kiwis frutos da planta do género actinidia, também se designa a planta com esse mesmo nome "kiwi", podem ser colhidos na chamada "maturação industrial" ou perto da "maturação fisiológica" ou frutos maduros ou frutos que podem ser comidos com aroma e sabor excelentes.

2. A maturação industrial define quando os frutos são colhidos, fisiológicamente imaturos, que se conservarão largos meses quando colocados em câmaras frigorificas com temperatura à volta dos 0.ºC, humidade relativa acima dos 95% e queimadores de etileno (gás que os frutos libertam ao amadurecer e que os fazem evoluir na maturação). É realizada uma amostragem de frutos e medido o grau Brix com um refractómetro de bolso. A colheita ideal para melhor tempo de conservação frigorífica dos frutos deve ser realizada quando o grau Brix estiver entre 7 e 8.

3. Se o objetivo do leitor não for a conservação frigorífica e não estiver em região de elevado risco de geada deve deixar os frutos nas árvores e colhê-los em dezembro, até perto do Natal. Estes frutos têm melhor sabor porque a sua maturação é realizada nas árvores.   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM