Produção de Hortícolas


Caro Eng. José Martino, Antes de tudo obrigado por ter aceite o meu convite ...

 O meu nome é ..., tenho 35 anos, sou natural do .... mas resido e trabalho no Reino Unido há mais de 4 anos. Sou licenciado em Economia mas trabalho no sector financeiro há mais de 10 anos (nas Áreas de Auditoria e Gestão de Risco). Infelizmente não tenho formação técnica nenhuma em Agricultura.
Escrevo-lhe para lhe agradecer todo o trabalho pro-bono que tem colocado à disposição de vários profissionais, e/ou curiosos do mundo agrícola no seu Blog, mas também para lhe pedir alguns conselhos.
Há algum tempo a esta parte, tenho ponderado (juntamente com a minha família) mudar de vida e regressar a casa.
Tendo eu, como muitos outros, uma "visão romântica" da agricultura, tenho o sonho de construir um projecto agrícola comercial de longo prazo. Esta minha "visão romântica" tem-me levado a passar várias horas na Internet a pesquisar tudo o que posso acerca de Agricultura e acerca de projectos “de sucesso” nesta área (muitos deles em Portugal). Tem-me despertado particular interesse o urban farming, a produção hortícola (Tomate; Pepinos; Courgette; Ervas Aromáticas) através de hidroponia em estufas (caso da Atlantic Growers em Odemira, ou da Vitacress), e por via biológica.
No entanto, tenho tido alguma dificuldade em obter informação financeira propriamente dita. Posso ter uma ideia de quanto custaria montar uma estufa num terreno entre 1 e 5 hectares, mas desconheço qual a rentabilidade/yield de cada m2 que cada caso de sucesso tem... Neste sentido: . Gostaria que me ajudasse a ter uma ideia de qual o retorno anual de uma exploração hortícola numa estufa entre 1 a 5 hectares através de hidroponia (estilo método holandês implicando maior investimento, ou mais simples implicando menos);
. Que me indicasse se eu, como Jovem Agricultor, ao abrigo de programas de apoio da UE, teria minimamente hipótese de implementar um projecto desse nível;
. E por fim, como me aconselharia a obter conhecimentos técnicos suficientes para manter e gerir uma exploração agrícola desse nível (durante vários anos).
Obrigado pela sua paciência e atenção,
Cumprimentos,

Comentários:
1. Dou-lhe os parabéns pelo interesse que tem pela agricultura e o foco que tem em vir a ser no futuro próximo, um empreendedor.
2. O projeto que tem em mente desenvolver terá de ter em conta, a região de Portugal em que irá investir porque a localização muito adequada pode ajudar aos resultados (os exemplos de empreendimentos que citou estão na região de Odemira, local com excelente aptidão para atividade porque produz sem grandes custos adicionais praticamente todo o ano) e a forma de acesso ao mercado (quanto mais próximo do consumidor estiver, a localização da exploração agrícola tem peso neste ponto (pode baixar os custos de distribuição) se estiver perto do consumidor  melhor será a remuneração das produções e portanto, para a mesma dimensão da exploração mais rentável será o investimento).
3. Na minha opinião, deveria optar por um projeto de produção de hortícolas em solo no modo de produção biológico em que deveria começar com 3 hectares, investimento físico à volta de 150 000 euros + 50 000 euros de fundo de maneio. Recupera o investimento em 9 anos.
4. A exploração descrita em 4. no prazo de 5 anos, caso tenha sucesso, o qual é previsível, deve caminhar para os 10-12 hectares de produção.
5. O investimento na produção em hidroponia por ser mais exigente em capital deve começar pela elaboração de um plano de negócio e acautelar o acesso contratual ao mercado das produções.
6. As ajudas de  1.ª instalação dos jovens agricultores do PDR 2020 são muito importantes porque lhe baixam os riscos de investimento e ao mesmo tempo dão-lhe acesso ao financiamento bancário.
7. Deve começar o processo pela formação profissional à distância. Contate o Eng. Pedro Rebimbas da Espaço Visual ( telemóvel 924433203).      

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM