Sucesso e insucesso na agricultura - explicação do fenómeno

Noto que há muita dificuldade em encontrar explorações agrícolas rentáveis. Como explica este fenómeno?
Comentários:
1. A falta de rentabilidade de um elevado número de explorações agrícolas advém do contexto económico em que se desenvolve a atividade, seja no âmbito da economia de Portugal, seja no enquadramento da União Europeia, isto é, há uma política económica desenhada e implementada para baixo nível de inflação, na qual o custos da comida das populações europeias tem de ser baixo porque é um dos principais componentes do cabaz das necessidades do cidadão europeu. Para conseguirem este objetivo político abriram-se mercados, desregularam-se para se pedir ao empresário agrícola a quadratura do circulo, uma produtividade elevadíssima, ao mesmo tempo com uma qualidade top e o cumprimento de apertadas regras de sustentabilidade ambiental. O que é normal na natureza, é que quando se força uma alta produtividade a qualidade baixe. O que se está a exigir ao agricultor é um esforço sobre humano para dominar todos os fatores de produção produzir a baixo custo.
2. Para que o custo de produção seja baixo, além da produtividade elevada é preciso tirar partido da economia de escala ao nível da terra (dimensão da atividade/superfície da parcela/exploração agrícola adequada para que os custos fixos de produção sejam os mais baixos por unidade de produto) mão de obra (dimensão das equipas de trabalho)  e capital (possuir disponibilidade de capital para otimizar os fatores de produção terra e mão de obra, assim como, poder verticalizar o negócio agrícola (além da produção dominar a agroindústria e a distribuição comercial).
3. Na minha opinião, a rentabilidade das explorações agrícolas está diretamente ligada à competência e capacidade de risco do empresário. Verifico no terreno que há casos de sucesso que são verdadeiros milagres, enquanto um grande número de quintas agrícolas definham e desparecem, há um reduzido número de agricultores que conseguem ganhar dinheiro, nalguns casos mesmo muito dinheiro, nessa mesma atividade agrícola.
4. Os produtores indicados em 3. que obtém muito sucesso empresarial possuem todos o mesmo perfil pessoal: indivíduos muito focados nos seus objetivos, acompanham ou têm quem acompanhe a exploração agrícola de forma rigorosa, permanente, obsessiva, domínio total dos pormenores, busca incessante de soluções para os novos problemas, curiosidade natural por tudo o que diga respeito à atividade e à sua envolvente, espirito aberto a novas experiências, novas pessoas, novas tecnologias.
5. Noto que quem não tem sucesso passa muito do seu tempo a culpar as políticas e os políticos da agricultura, a sociedade, as instituições públicas e privadas, a família, etc. pelo seu insucesso em lugar de fazerem o que está ao seu alcance para mudarem a realidade e os resultados, como fazem aqueles que têm sucesso e desenvolvem o indicado em 4.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM