Agronomia: baixa procura e profissão mal remunerada. Este paradigma pode mudar?

Viva,
Li e gostei dos dois posts que escreveu sobre agrónomos e agronomia e fiquei curiosa de saber a sua explicação para haver abaixamento de procura nos cursos de agronomia e por esta profissão ser mal paga. Aceita o desafio de comentar?
Cumprimentos,

Comentários:
1. Na minha opinião, os dois fenómenos que elencou são decorrentes de um preconceito aceite na sociedade portuguesa que costumo resumir e afirmar muitas vezes da seguinte maneira: "Agricultura/floresta e medicina todos e cada um dos portugueses é um especialista e tem opinião nesta qualidade. Quando a dor ou a doença não passam, os portugueses vão ao médico ou ao hospital. Na agricultura não há dores. Por isso, os médicos são mais prestigiados e melhor pagos que os agrónomos".

2. Nós agrónomos, somos pouco eficientes na defesa da nossa profissão e do seu prestigio. Colocamo-nos a jeito para não sermos devidamente valorizados, por exemplo, não nos revoltamos por não ser obrigatório a existência de um projeto técnico elaborado por um engenheiro para poder obter ajudas financeiras públicas de apoio ao investimento na agricultura, assim como o devido acompanhamento técnico agronómico durante o período temporal em que a exploração agrícola tem que funcionar ao abrigo da imposição legal.

3. Deveria ser um imperativo de consciência dos agrónomos trabalharem e lutarem para que as agriculturas de Portugal criassem valor acrescentado, pois não é possivel distribuir riqueza quando a sua criação é incipiente ou nula.

4. Sei por experiência própria das dificuldades, dos estrangulamentos estruturais, das barreiras culturais/preconceituais que se enfrentam quando se quer mudar o paradigma do nível de desenvolvimento das agriculturas de Portugal. Mas tenho como certo devido à minha experiência de vida profissional como agrónomo que quando há vontade, crença, ambição, capacidade para assumir riscos, trabalhar, nunca desistir, falhar e recomeçar, que há mudança, melhoria, evolução, mesmo que sejam ténues no inicio, que são vão avolumando com o passar do tempo e o sucesso chega.

Nota: Agrónomo=Silvicultor=Zootécnico=Alimentar, etc. (formações superiores ligadas à tecnologia e ao mundo rural).   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM