Jovens Agricultores - Políticas de Nova Geração


Considero o Eng. José Martino um dos especialistas da agricultura portuguesa, aproveito para lhe dar os parabéns pelo seu trabalho pelo desenvolvimento da agricultura e para lhe lançar um desafio, comentar e responder às questões seguintes:
A Ministra da Agricultura deu uma entrevista que o jornal Público publicou no dia de ontem, creio que a sua primeira grande entrevista (https://www.publico.pt/2019/11/21/economia/entrevista/agricultura-nao-devemos-ficar-refens-modelo-convencional-1894421 na qual disse o seguinte sobre os jovens agricultores nos quais me  incluo “ No programa que temos em curso até 2023, demos privilégio à pequena agricultura, ao empreededorismo, nomeadamente, jovem, a esta renovação geracional que é determinante, mas também incentivamos novas práticas para poderem ser consentâneas com este modelo de desenvolvimento em que acreditamos.” (copiei na integra inclusive a falta do “n” na palavra “empreendedorismo” para não gerar análises fora do contexto). Li o programa do governo onde o que defende para os jovens agricultores é a subida do valor do prémio. Questão: Acha que com o aumento do valor do prémio Maria do Céu Albuquerque fará uma revolução geracional? Que outros instrumentos, dentro do Quadro de Apoio mais restritivo que previsivelmente a Ministra terá ao seu alcance, poderá deitar mão para fazer a revolução geracional que fala? Será realista este objetivo de Maria do Céu Albuquerque?

Comentários:
1.     Como as questões colocadas pelo leitor são relativas a jovens agricultores aceito o desafio de comentar.
2.    O aumento do valor do prémio de 1.ª instalação dos jovens agricultores não é fator diferenciador para o forte incremento da sua instalação na atividade, embora o maior valor do prémio seja importante, porque todos os apoios são poucos na hora de começar, os jovens não se instalam em maior número pelo exíguo orçamento disponível no PDR2020 para apoiar os seus investimentos, há milhares de candidaturas aprovadas sem financiamento, sem informação sobre o seu estado de tramitação. Resposta concreta: mantendo-se as regras atuais no próximo pacote de ajudas 2021-2027, não será o incremento do valor do prémio que fará a revolução geracional que a sra. Ministra ambiciona, que todos nós patriotas queremos que se materialize.
3.    A medida que a Ministra Maria do Céu Albuquerque pode tomar é colocar, é aumentar o orçamento do próximo Quadro de Apoio, multiplicar várias vezes o número de milhões que o PDR2020 apoiou o investimento de instalação dos jovens empresários agrícolas, com o objetivo de financiar todos os projetos aprovados. Além da alocação da verba inicial, deve ter um plano B, a meio do período temporal 2021-2027, aquando da revisão junto da UE, o qual passará por encerrar outras medidas e ações com o objetivo de reforçar os apoios caso exista uma procura maior, acima da prevista, por parte dos jovens interessados em instalarem-se.
4.    Caso Maria do Céu Albuquerque faça o que indiquei em 3. fará certamente uma revolução geracional, será realista o seu objetivo e ganhará um lugar na história das agriculturas de Portugal.  


Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM