Nos próximos anos irá faltar orçamento nacional para apoiar os investimentos no ProDeR!

Segundo o Diário de Notícias de ontem; “O ministro da Agricultura realçou ontem o "progresso assinalável" do Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) nos últimos seis meses, desde que tutela a pasta, mas reconheceu que, até 2013, poderão haver "dificuldades" para financiar "todos os investimentos"”.

Realço que é a assumpção por parte do Ministro da Agricultura, António Serrano, que não possui força política para vergar o 1.º Ministro e o Ministro das Finanças, nesta fase difícil da N/ economia, à necessidade e importância de financiar os investimentos na Agricultura Portuguesa.

Lembro neste blog que no período de pré/campanha eleitoral o representante do PS, no debate realizado na sede da CAP em Lisboa, afirmou que com o PS no governo não faltaria a quota-parte de financiamento nacional para aplicar as ajudas europeias ao investimento na agricultura. Parece pelas afirmações do Sr. Ministro que o PS começa a preparar o caminho para faltar a este compromisso eleitoral!

Na minha opinião é mais prioritário financiar a agricultura que as grandes obras públicas porque cria emprego permanente em todo o território nacional, produz bens transaccionáveis no curto prazo, substituindo importações e incrementando as exportações.

Espero que o Governo ouvindo as palavras do Sr. Presidente da República, ontem na Ovibeja não venha a cair no erro de não aplicar todo o dinheiro disponibilizado pelo ProDeR por falta de orçamento nacional. Este erro saiu caro ao último governo e se for cometido não será esquecido pelos portugueses em próximas eleições.

Comentários

Anónimo disse…
.
Deixar cair as Grandes Obras Publicas é apenas o caminho mais facil, é por isso o escolhido pelo PSD e pelo PR, mas duvido muito que seja o melhor caminho para o País.

Algum politico terá coragem de propor um aumento do IVA ... ???


Vitor Monteiro
.

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM