Caro José Martino, Estou a contactá-lo em busca de orientação. Recentemente tornei-me responsável por administrar uma quinta em Santarém e para já quero arrendar alguns dos seus terrenos mas não sei o valor que poderei pedir por esse arrendamento. Pesquisei um pouco na internet e encontrei uma tabela com preços de referência para arrendamento rural por região e cultura, mas para além de ser de 2005 e de não ter os valores de algumas culturas para o Ribatejo, os preços parecem-me muito baixos (considerando que são valores anuais, estou certa?). Já me disseram que muitas vezes o que se pratica é o dobro dos valores de referência, será assim? Tem ideia dos valores praticados na área de Santarém, ...., em arrendamentos de terrenos na ordem dos 2-3 hectares, com água (margem de uma ribeira, com furo e/ou poço), terrenos planos, que não são plantados há mais de 10 anos, embora tenham sido lavrados 1 ou 2 vezes nos últimos dez anos. A ideia é fazer um contrato d...
Comentários
..
As intenções são boas... mas:
1-Onde estão os nossos especialistas na matéria e o que dizem?
2-O sistema existente (SIPAC) 'parece equilibrado e é baseado no modelo espanhol que unanimemente é considerado uma referência em termos de seguros agrícolas na União Europeia'.
3-Contudo, nós não estamos satisfeitos e queremos que ele seja melhorado, com uma coordenação global do IFAP que, por sua vez, deverá ser dotado de meios necessários para isso, incluindo os dados gerais e estatísticos.
4-Porém, as organizações de cúpula dos agricultores terão de estar, elas também, envolvidas em todo este processo de gestão, voltando a ser activada a Comissão Consultiva (DL 20/96) que raramente se reuniu... mas com âmbito alargado.
5-As DRAP's introduzem discrepâncias de avaliação subjectiva (pomares com boa localização para obtenção de bonificação adicional de 10%), sendo portanto necessário estabelecer parâmetros com uma maior objectividade.
6-Os critérios de qualidade usados nas peritagens estão notoriamente desfasados das exigências de mercado.
7-As produtividades que podem ser seguradas, frequentemente não são reais, não existindo qualquer aferição com o histórico do agriculrtor
8-Num futuro próximo, a PAC apontará no sentido de ser criado um sistema de seguros ligados ao rendimento, pelo qual sempre teremos preferência.
9-Temos (ou não?) a noção que nenhum seguro pagará mais do que recebeu? Nem sequer tanto. E que serão sempre os segurados (ou todos nós, contribuintes!) a pagar primeiro... para poder receber depois?
10-Há sistemas satisfatórios... mas nós não estamos satisfeitos! (porque em vez de fazermos parte da solução... fazemos parte do problema?)