A bondade das condições de cedência dos silos da ex- EPAC à Associação dos Produtores de Cereais

Informa o Diário de Notícias de 24 Maio de 2010 que o Ministério das Finanças irá ceder gratuitamente por 20 anos à Associação Nacional dos Produtores de Cereais (ANPOC) 16 silos da ex-EPAC, tendo como contrapartida da parte da ANPOC a assumpção dos custos de manutenção e as obras de recuperação que venham a revelar-se necessárias. O objectivo é que esses silos, enquanto centros de armazenagem, contribuam para que exista uma reserva de cereais nacionais. Não deveria o Estado fazer as obras e fazer um arrendamento pelo valor justo? Pelo princípio assumido no acordo coloca-se a questão: não deveriam todos os produtores nacionais terem condições semelhantes de acesso a condições de armazenamento das suas produções?

É certo que, os silos existem, encontram-se em estado de abandono por parte do Estado (na situação actual não servem a ninguém), esta cedência é uma reivindicação antiga da ANPOC para “tornar os cerais mais competitivos”, pelo que só me resta fazer votos para que os agricultores tenham sucesso na negociação de melhores preços dos seus cereais, melhor armazenados, junto da indústria. A bem de Portugal!

Comentários

Anónimo disse…
Exmo. Sr. Eng. Martino é a primeira vez que visito o seu blog, tem alguns temas interessantes.
Se realmente se concretizar o que o senhor afirma, a entrega dos silos da EPAC á ANPOC,é uma medida justa. Caso o senhor não tenha conhecimento, esses mesmos silos eram pertença da Federação Nacional dos Produtores de Trigo, ou seja eram dos agricultores. Estes descontavam, por cada kg de cereal entregue, uma percentagem para a construção e manutenção dos mesmos. Após o famigerado 25 de Abril esses mesmos silos foram nacionalizados e entregues à EPAC. Como tal, além de entregá-los à ANPOC o Estado Português ainda deveria pagar uma indemnização pela utilização indevida todos estes anos.

Cumprimentos

José Bento

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM