O autor deste blogue reserva-se o direito de publicar e responder aos e-mails e comentários que lhe são enviados (critérios: disponibilidade de tempo e interesse para os leitores). Os e-mails e comentários a merecer resposta devem obedecer à seguinte condição: o seu autor deve estar devidamente identificado com endereço e-mail e número de telemóvel.


segunda-feira, 23 de março de 2015

O que devo decidir?


"Boa tarde,
 
Sou um jovem de 20 anos, acabei de adquirir uma quinta de 40ha no ..., vou por um amendoal, e pistachio,  mas o meu engenheiro disse que tenho de por algum gado para tirar ja rentabilidade , gostava de saber a sua opiniao , e que gado devo escolher, e tambem ja estou a criar uma empresa de compra de produtos alimentares . 
 
Obrigado por tudo.
 
Desculpe o incomodo.
 
Agradeço uma resposta porque tenho alguma urgencia, e estou com algum medo de investir no gado"
 
Comentários:
1 - Na minha opinião deve investir nas culturas em que acredita (amendoeira e pistacho) e assim sendo, deve colocar no orçamento os custos de exploração durante o número de anos necessário até equilibrar a tesouraria, financiando-o pelos capitais próprios ou alheios.
 
2 - O conselho do seu engenheiro só deve ser implementado se tiver vocação para a exploração pecuária, o que me parece, pelo seu escrito, não ser o seu caso.
 
3 - Recomendo que comece com duas atividades e só deve ultrapassar este limiar se a médio prazo (4-6 anos) tiver sucesso financeiro decorrente de ter dominado os respetivos pormenores operacionais, pois sou defensor do ditado popular "quem alarga pouco aperta".
 
4 - Fico muito satisfeito em saber que está a acautelar o canal de comercialização das suas produções.
 
5 - Se tiver dificuldades financeiras para implementar o seu projeto com atividades que só equilibram a tesouraria a médio prazo pode recorrer aos business angels  como é o caso da Rurisocieta (www.ruriscoieta.pt) . Este tipo de figuras entram como sócios, participam no capital social da empresa, facilitam o acesso ao crédito bancário, têm experiência na gestão, fazem coaching na gestão, na área comercial, na área técnica, etc. 
 
 

Sem comentários: