Apicultura

Daniel disse:

"Caro Eng. José Martino, muito obrigado por ter este trabalho todo em manter um blogue "técnico" que ajude os potenciais empresários agrícolas a tomarem as suas decisões.

Li todos os posts do blogue mas ainda subsiste uma dúvida que talvez me pudesse esclarecer:

Segundo a legislação apícola, os apiários de 31 a 100 colmeias devem estar afastados uns dos outros, pelo menos, 800m.

Ora, quem quiser investir numa carreira profissional na área, necessitando de 500 colmeias para ter rendimento que sustente a família e o negócio e não tem terreno próprio, precisaria de que área para tantas colmeias?

Eu fiz as minhas contas, que exponho de seguida, mas gostaria de saber a resposta por alguém como o Eng. Martino, que está mais ligado a estas andanças.

Supondo que poderia ter 5 apiários de 100 colmeias cada, a área mínima que estimei ser necessária é de cerca de 120ha (geometria do terreno rectangular ou quadrado mais triângulo...) ou de 100ha (geometria optimizada de meio circunferência).

É claro que se fosse possível alugar vários terrenos ou conseguir cedência gratuita para vários terrenos dispersos, bastariam 5 terrenos de 1ha cada, contendo 1 apiário de 100 colmeias em cada.
Ou melhor ainda, se fosse possível alugar estradões florestais e/ou agrícolas, bastariam 3 km lineares para cumprir a legislação em vigor.

No entanto, tanto um como outro caso, parece-me muito difícil, pelo que o mais fácil de encontrar, será o aluguer de terrenos de 100 ou 120ha.

Posto isto, devo dizer que estou muito inclinado em apostar nesta área, mas a ser necessário uma área tão extensa e não havendo banco de terras e tendo eu já tido respostas negativas aquando do pedido de contractualização da cedência dos terrenos privados, o que faria na minha situação?"

Comentários:

1 - Agradeço os comentários sobre o meu blog. Registo com agrado que tenha lido todos os post. Quanto tempo empregou nesta leitura?


2 - Para instalar os apiários necessita arrendar os terrenos para colocar as colmeias (a superfície que ocupa cada colmeia + distância entre elas + superfície de terreno com 20 a 50 metros à volta para construir um perímetro de segurança, sem vegetação e com um pequeno reservatório de água, para garantir que os fogos não atingem as colmeias). Os locais devem ser servidos por caminho onde se possa chegar pelo menos de jipe (o ideal seria terem acesso para um pequeno camião). Não pode escolher terrenos muito ventosos e convém que tenham exposição a sul, sudeste ou sudoeste.


3 - Os terrenos devem ser dispersos e de natureza agroflorestal (classificação no parcelário) para o projeto ser considerado elegivel pelo ProDeR para a instalação do jovem empresário agrícola. Para cada terreno deve ser calculado o potencial apícola da região envolvente e consequentemente, definida a quantidade de colmeias a colocar em cada local. Claro que se não existir limitações pode colocar as 100 colmeias. Neste caso, necessita de 2000 a 5000 metros quadrados por local.


4 - Há dificuldades em arrendar terrenos para instalar as 500 colmeias, mas tenho a experiência que com esforço e dedicação se consegue fazê-lo entre 6 a 12 meses 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM