Mirtilos (15)

Anónimo disse...
 
"Boa tarde, senhor engenheiro José Martino.
Gostaria de saber se na zona da Bairrada - Oliveira do Bairro - é possível (rentável e viável) plantar mirtilos, num pequeno terreno de 5000 m2.
Gostaria, ainda, de saber onde posso obter informações sobre custos de investimento, apoios financeiros comunitários, etc.
Obrigada."
 
Comentários:
 
1 - Caro Leitor,  se ler este blog com mais atenção ficará a saber que não me dá gozo, não me sinto realizado no meu trabalho de serviço público, quando tenho de responder a questões colocadas por anónimos. Defendo e pratico que devemos ter coragem para dar a cara e assumir publicamente as nossas ideias e contribuirmos para uma forte massa critica que eleve e melhore a realidade da sociedade portuguesa.  


2 - Recomendo que faça uma exploração com 1 hectare de mirtilos, pode candidatar-se ás ajudas do ProDeR para se instalar como jovem agricultor, com 75000 euros de investimento receberá 67 500 euros de apoios públicos entre o prémio de 1.ª instalação (30 000 euros) e 50% de apoio ao investimento (37 500 euros). O IVA não é elegivel,  não é apoiado porque é recuperável. Terá de suportar os custos dos investimentos  porque paga primeiro e recebe os apoios depois, excepto os 30 000 euros do prémio, o qual é pago, após a contratação e o respetivo pedido de pagamento, antes de fazer qualquer investimento. No entanto, calculo que precise de 20 000 euros de fundo de maneio para conseguir fazer os investimentos em tempo útil.  


3 - Os 5 000 metros quadrados (0,5 hectares) de mirtilos são rentáveis a partir do 5.º ano, podendo gerar 12 500 euros de rendimento líquido anual, se nessa altura, os preços de venda se mantiverem nos atuais 5 euros por quilo. Pode obter ajudas através da ação 1.1.2 do ProDeR para apoio até 24 999,99 euros de investimento total, pequenos investimentos, com um subsídio de 40% (terá de suportar 15 000 euros de capitais próprios).


4 - Pode obter informações sobre todos os itens que elencou no seu comentário, através de uma consulta e visita ao terreno, para tal deve contatar a Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (telemóvel: 917 075 852) 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM