Kiwis Arguta (3)

Miguel Silva disse:

"Caro Eng. José Martino. Mais uma vez, os meus parabéns pela sua iniciativa, que se tem mostrado como um verdadeiro serviço público de qualidade em difusão de conhecimento. Tenho acompanhado as suas opiniões sobre o cultivo do kiwi arguta, as quais me têm suscitado bastante interesse. Como posso obter mais informação (técnica, de produção, e de mercado) sobre este tipo de cultivo? Será que os terrenos das regiões do oeste português são propícios ao cultivo deste tipo de kiwi? Quantos anos são necessários para se atingir uma plantação adulta capaz de produzir as ton/ha que fala? Quais são os mercados que procuram em Portugal, trabalham na exportação para esses mercados? Qual o investimento inicial necessário por ha?

Muito obrigado pela sua disponibilidade. Qualquer ajuda será bem-vinda.

Cumprimentos,"


Comentários:

1 - Como já expliquei noutro post sobre os kiwis arguta, estes necessitam das mesmas tecnologias de produção dos kiwis hayward, desde solos e clima, havendo similitude nas operações culturais. Deve ser cultivado nas mesmas regiões onde já está instalado o kiwi (Entre Douro e Minho e Beira Litoral).


2 - Na minha opinião, o mercado deste tipo de frutos (baby kiwi) deveria ser desenvolvido pelas empresas que distribuem pequenos frutos e não pelos entrepostos de kiwis, porque é uma baga verde que irá complementar as azuis (mirtilos), vermelhas (framboesas), pretas (amoras), etc., completando a gama de produtos.


3 - Os mercados de exportação para os kiwis arguta são os mesmos dos  pequenos frutos.


4 - O investimento é superior em 20 000 euros ao que necessita o kiwi hayward porque exige uma cobertura com rede para proteger dos golpes de sol e do vento, porque como não tem pêlo a sua pele degrada-se facilmente com o excesso de radiação solar e assume cicatrizes que levam à rejeição  dos frutos pela frição devida ao vento.


5 - Estou a trabalhar para promover esta cultura, pelo que no mês de setembro darei mais informações sobre este assunto

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM