Kiwis Arguta (4)

Pedro Almeida disse:
 
"Boa tarde. Estou neste momento na fase de planeamento de um projecto agricola no conselho de Arouca, distrito de Aveiro, e o plano até agora tem sido plantar mirtilos, cerca de 1.5h, mas à medida que me vou apercebendo da quantidade de jovens na minha situação, enveredando pelo mesmo caminho, temo que o mercado do mirtilo sofra uma sobrecarga de oferta e os preços baixem drásticamente no futuro. Por isso, acho prudente pelo menos estudar alternativas e achei o kiwi arguta uma alternativa interessante (pensei em framboesas, mas a estrutura do terreno não permite a instalação de estufas). As minhas questões são:
1 - qual é a área minima recomendável para ter uma produção rentavél?
2 - qual é o preço da plantação por hectare e quantas ton produz esse hec?
3 - qual é a média paga ao produtor por kg, no conhecimento do Eng.?
Grato pela atenção e pelo serviço aqui prestado à comunidade e ao país."
 
Comentários:
 
1 - A superfície minima para obter rentabilidade interessante com os kiwis arguta é de 1 ha. No entanto, para instalar um jovem agricultor através das ajudas do ProDeR são necessários pelo menos 3 ha.
2 - O investimento de 1 ha varia entre 50 000 euros a 65 000 euros e produz 20 t/ha, ao 5.º ano quando atinge a plena produção.
3 - A média de pagamento dos arguta ao produtor foi de 8€/kg em 2011, sendo a médio prazo, horizonte de projeto, 4€/kg (rendimento bruto de 80 000 euros, com custos da ordem dos 25 000 euros por ha).  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM