Valor de um terreno

Cristina Pires disse:
 
"Boa tarde.
Herdei um olival de 2 hectares que tem cerca de 400 oliveiras de 20 anos. Fica a 7 km de Mirandela. O olival está bem tratado e está envolvido num projecto de financiamento.
Pode dar-me uma ideia do valor dele?
Obrigado."

Comentários:

1 - Para valorizar o terreno tendo por base do cálculo simplesmente o rendimento gerado pelo olival teria de se obter o valor do seu rendimento líquido (rendimento bruto (quantidade de azeitona x valor unitário da sua venda) - custos da atividade). Na minha opinião, o valor do terreno deveria corresponder ao valor de um empréstimo a 20 anos cuja soma dos valores de amortização e juros seja igual a 20% do rendimento líquido gerado pelo olival ou ao valor da renda.  Por este critério poderá variar 500 a  5000 euros por hectare


2 - Tenho a realçar que a melhor maneira de saber o valor do seu olival é colocá-lo à venda, mesmo que o seu objetivo não seja fazê-lo, porque há grandes variações no mercado local da terra e nesta altura, parece haver uma forte pressão de venda de propriedades o que gerar variações de região para região.


3 - Para calcular o valor do seu terreno teria de se entrar em linha de conta com a sua classificação no Plano Diretor Municipal, o valor das infraestruturas, melhoramentos fundiários e plantações nele colocadas, o seu potencial agroflorestal, os acessos, etc. Se necessitar do valor do terreno devidamente calculado, entre em contato com a Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (917 075 852) que esta empresa presta este serviço.  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM