Kiwis Arguta (1)
"Boa tarde Engº José Martino,
em primeiro lugar quero felicitá-lo pelo excelente trabalho de informação público que presta à sociedade, uma vez que a título pessoal colmata a falta de informação disponibilizada pelas entidades públicas destinadas para o mesmo efeito.
em primeiro lugar quero felicitá-lo pelo excelente trabalho de informação público que presta à sociedade, uma vez que a título pessoal colmata a falta de informação disponibilizada pelas entidades públicas destinadas para o mesmo efeito.
Sou um jovem de 25 anos e os recentes apoios do ProDer aos jovens
agricultores parecem-me bastantes apelativos e, como tal, tenho pesquisado
bastante sobre um conjunto diverso de temáticas. Contudo, pese embora o facto da
minha área ser completamente antagónica à agricultura, não sei que tipo de
cultura é mais adequada para o terreno (4ha em Cinfães). Pelo que me fui
apercebendo, através de contactos com outros agricultores, o mirtilo domina a
dita zona, embora não seja a minha prioridade uma vez que estimo um excesso de
oferta a médio prazo, que coincide com o tempo de maturação necessário ao fruto.
Neste sentido, se tiver disponibilidade para tal, ficar-lhe-ia bastante grato se
me pudesse dar uma indicação sobre que tipo de plantação é mais adequada naquela
região e que simultaneamente tenha um bom escoamento no mercado.
Subscrevo-me com os melhores cumprimentos,
Fernando Monteiro"
Comentários:
1 - O grande objetivo deste blog é mostrar que a agricultura é uma atividade económica, bem como presta serviços públicos, do maior interesse para Portugal. Insere-se numa estratégia pessoal de criação de riqueza, quer pela veiculação de informação de alta qualidade, eficiente e eficaz para quem quer investir na agricultura, quer pela prestação de serviços de assessoria ao investimento, á gestão das explorações agrícolas, ao licenciamento ambiental, à comercialização das produções, etc.
2 - Concordo que são apelativos os apoios do ProDeR para a instalação de jovens empresários agrícolas, embora necessitem de ser complementados com uma linha de crédito de acesso médio e custos controlados, tendo como objetivos o apoio ao investimento e tesouraria.
3 - Para saber o que é mais adequado para o seu terreno deve contratar um especialista em agronomia para o visitar e avaliar o solo e clima. A Espaço Visual presta esse serviço (contatar a eng. Sónia Moreira: 917 075 852).
4 - Para a cultura do mirtilo dominar a região de Cinfães quantos hectares calcula que nela estão implantados?
5 - No concelho de Cinfães, conforme os solos e diversos microclimas, dimensões das explorações agrícolas, interesse e formação dos empresários, ligações ao mercado, etc. pode cultivar a vinha, cerejeira, pessegos, nectarinas, ameixas, citrinos, criação de bovinos de raças autoctenes, pequenos frutos, kiwis, kiwis arguta, floricultura, horticultura, etc.
6 - Para alta rentabilidade, fácil escoamento e valorização das produções será de apostar nos kiwis arguta.
Comentários