Produção de framboesas e groselhas

Tiago Mathÿs Pinto disse:

"Boa tarde Engº.

Antes de mais, quero felicita-lo pelo excelênte trabalho que têm realizado ao longo dos tempos, quer seja através do seu blog, da Espaço Visual ou até mesmo em colóquios.

Sou ex. aluno da Escola Agrícola de Santo Tirso, e estou a iniciar um projecto de investimento para jovem agricultor na àrea dos pequenos frutos, nomeadamente para framboesa e groselha.
Tenho pensado fazer toda a produção em estufa e estou com umas pequenas dúvidas, mas que podem fazer toda a diferença. Sei que pelo facto de ser em estufa, não deverei ter a preocupação de utilizar culturas para protecção do solo (cultura de cobertura), mas seria benefico utilizar culturas para adubação verde/sideração? Ou posso simplesmente usar tela para controlo de infestantes e usar as técnicas de fertilização mais "comuns", como a fertirrega e adibação foliar?
Estou também a pensar em planear a exploração, considerando o método de produção integrada.


Com os melhores cumprimentos,"


Comentários:

1 - Sinto-me realizado quando verifico que os jovens reconhecem os resultados do trabalho das minhas equipas e da minha ação em prol do bem público e da existência de massa critica nas agriculturas de Portugal.


2 - Tenho um grande apreço pelos ex-alunos da Escola Agrícola de Santo Tirso, como são exemplos, o Eng. Fernão Veloso, o Eng. Luis Alves, etc., pelo seu grupo de professores e sobretudo, pelo imaginário que esta Escola representa no meu imaginário de infãncia, uma escola que é uma referência na formação dos operadores da agricultura.


3 - Deve fazer as framboesas e groselhas sob túneis ou estufas. No primeiro caso, faça-as com prado permanente na entre-linha e herbicida ou controlo manual de infestantes (neste último caso no modo de produção biológico) na linha das plantas. Recomendo que utlize a fertirrigação e adubações foliares na cultura em túneis e semi-hidroponia ou hidroponia na cultura em estufas, neste caso utilize o aquecimento de inverno para forçar a produção ou obtê-la fora de época.


4 - Em lugar da produção integrada recorra à produção em Global Gap, certificação esta que lhe dá mais valias para colocar as suas produções na exportação. Fale com a eng. Fernanda Machado da Espaço Visual  (916 950 073) que esta pode assessorar na definição dos investimentos e na sua implementação. Para certificar as produções no Global Gap ou Produção Integrada pode recorrer aos serviços da Naturalfa, a única empresa fora da área metropolitana de Lisboa que está acreditada para este efeito.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM