Como investir na agricultura sem capitais próprios?

Um leitor identificado pergunta o seguinte:

"Bom dia,
Os meus avós possuem campos agricolas abandonados e recemente foram-me disponibilizada a possibilidade de produzir nos campos, até estes sejam mais tarde partidos pelos filhos.
Não tenho grande capacidade economica, pois sou escriturário, mas tenho vontade de desenvolver um projecto no dominio da agricultura.
Pergunto se me pode ajudar a identificar que tipos de agricutura posso efetuar em na zona de Santa Maria da Feira com intuito de vender, que tipo de associações posso encontrar informações importantes e quais as dimensões mininas que devem os terrenos obedecer para conseguir apoios e/ou agricultura sustentavel.
Desculpe estas perguntas, mas certamente terá todo gosto em guiar-me por estes caminhos.
Obrigado.
Melhores Cumprimentos"

Comentários:
1 - Pode aproveitar as parcelas agrícolas da família para melhorar a sua atividade económica, através de um contrato de arrendamento.


2 - No concelho de Santa Maria da Feira pode dedicar-se à horticultura, floricultura, pequenos frutos, plantas aromáticas e medicinais, kiwis, kiwis arguta, coelhos, bovinos para carne, etc.


3 - Não consigo indicar-lhe uma atividade agrícola que se possa dedicar sem possuir o minimo de capitais próprios, mesmo recorrendo às ajudas do ProDeR.


4 - Recomendo que visite as explorações agrícolas da freguesia onde a sua familia tem as suas propriedades e numa 2.ª fase que alargue o reconhecimento para as freguesias vizinhas até conhecer o que já existe no seu concelho e sobretudo, terá acesso às atividades agrícolas que têm sucesso.


5 - Proponha-se estagiar na atividade para a qual se sinta mais vocacionado, desta maneira pode aprender todos os pormenores da atividade, podendo fazer investimentos da maneira certa e minimizar os riscos do seu investimento.

 
6 - Para ter acesso ás ajudas do ProDeR para jovens agricultores terá de possuir uma exploração com pelo menos 1 hectare de superfície agrícola, podendo a exploração ser desenvolvida em multiplas parcelas   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM