MIRTILOS


Caro eng. José Martino, boa noite,
Em que solos posso colocar os mirtilos?
Posso contar com uma resposta?
Atentamente.

Comentários:
1. O mirtilo requer solos bem drenados, muito ricos em matéria orgânica, pH ácido (4,8-5,2), fertilidade média a muito elevada, medida pela riqueza em nutrientes, principais (fósforo e potássio) e secundários (cálcio, magnésio e enxofre) nos micronutrientes ou nutrientes que as plantas requerem em pequenas quantidades (boro, cloro, cobre, ferro, molibdénio, manganês, níquel, zinco) o solo deve conter teores adequados (nem teores muito baixos que causem carência, nem teores demasiado elevados que causem excesso).

2. Se o pH do solo for muito elevado não tem aptidão para a cultura.

3. O solo com teores muito elevados de argila que gere má drenagem não é adequado para mirtilos (recomendo que faça análise mecânica para ter a determinação do seu teor).

4. Se o solo for muito pedregoso não é recomendável a plantação dos mirtilos.  

5. Se o solo contiver impermes (camadas impermeáveis paralelas à superfície do solo) deve ser ripado (passar com dente vertical da parte traseira de máquina de rastos (caterpillar) a 1m de profundidade e 1 m de malha quadrada) com o objetivo de garantir que são eliminados.

6. No caso do solo ter alguma das caraterísticas que recomendem a não implantação dos mirtilos pode ser ultrapassado com a cultura dos mirtilos em vaso e substrato adequado para esta cultura.

7. É recomendada a aplicação de 100 a 300 m3 por hectare de turfa loura na zona da linha por baixo das plantas para melhorar as caraterísticas físicas do solo.

8. O indicado neste post não elimina a necessidade da visita de um técnico agrónomo especialista em mirtilos aos terrenos que tem em vista como potenciais terrenos para plantação. Se tiver necessidade marque uma visita com a Eng. Sónia Moreira da Espaço Visual (917075852)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM