Cadeias Curtas de Comercialização de Produtos Agrícolas
Viva, José Martino
As cadeias
curtas de comercialização de produtos agrícolas fazem parte de uma estratégia
que do ponto de vista ambiental é necessária para ajudar a controlar as
alterações climáticas pela diminuição do impacto dos transportes.
Qual a sua visão sobre a respetiva implantação e que impacto acredita que terão no final desta década?
Qual a sua visão sobre a respetiva implantação e que impacto acredita que terão no final desta década?
Faço a pergunta
porque verifico que há muita motivação para se implementarem, são uma boa
ideia, mas sinto que a respetiva implementação marca passo porque é muito difícil
organizar microprodutores, primeiro, no compromisso de o fazer para satisfazer
a procura que já está organizada pela distribuição existente no mercado e
segundo, na disciplina de produção homogénea com as mesmas regras.
Agradecida
pelos comentários.
Atentamente,
Comentários:
1. Acredito que dentro de uma década a tecnologia através das plataformas, junto com a agricultura digital irão conseguir implementar com sucesso as cadeias curtas de comercialização das produções agrícolas.
1. Acredito que dentro de uma década a tecnologia através das plataformas, junto com a agricultura digital irão conseguir implementar com sucesso as cadeias curtas de comercialização das produções agrícolas.
2. Para a
implementação das cadeias curtas de comercialização é preciso começar por determinar
os preços a cada operador deve vender cada um dos seus produtos, tendo em conta
respetivos custos de produção e a margem bruta que deve obter para levar uma
vida digna tendo em conta a dimensão da atividade.
3. O consumidor
terá de pagar pelas produções agrícolas o indicado em 2. mais os custos de concentração/distribuição.
Este modo de gerar o preço, custos de produção acrescidos de uma margem bruta,
é diferente do atual, em função das quantidades produzidas, especialização dos
produtores e agentes da distribuição, etc. é gerado o preço de cada produto em
função da oferta e da procura, tendo como resultado que os produtos mais competitivos
são muitas vezes produções longínquas face ao posicionamento geográfico dos consumidores.
4. Por outro
lado, a maioria das produções locais são eminentemente de estação porque não têm
condições de clima que induzem alargamento do período temporal de produção, produções
precoces e tardias. Estará o consumidor disponível para privilegiar o consumo
de estação para salvaguardar o ambiente?
5. Estou
otimista que o consumidor irá estar disponível para pagar em função dos custos
de produção dos produtos, pela sua melhor qualidade e frescura e acredito que o
cidadão irá prescindir do consumo de produtos fora da estação de produção
local.
6. É preciso
fazer além do indicado em 2. e 3. lançar instituições, cooperativas ou empresas,
que tenham por missão organizar e concentrar a oferta, com fundo de maneio
necessário e suficiente para avançarem com o processo mesmo sabendo que o exercício
da sua atividade nos primeiros anos irá ser negativo, mas que tal é necessário para
exemplificar que a estratégia funciona e que a prazo será autossustentável.
7. Na minha opinião as cadeias curtas de comercialização
irão representar pelo menos 30% do consumo no ano de 2030.
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