Cadeias Curtas de Comercialização de Produtos Agrícolas

Viva, José Martino
As cadeias curtas de comercialização de produtos agrícolas fazem parte de uma estratégia que do ponto de vista ambiental é necessária para ajudar a controlar as alterações climáticas pela diminuição do impacto dos transportes.
Qual a sua visão sobre a respetiva implantação e que impacto acredita que terão no final desta década?
Faço a pergunta porque verifico que há muita motivação para se implementarem, são uma boa ideia, mas sinto que a respetiva implementação marca passo porque é muito difícil organizar microprodutores, primeiro, no compromisso de o fazer para satisfazer a procura que já está organizada pela distribuição existente no mercado e segundo, na disciplina de produção homogénea com as mesmas regras.
Agradecida pelos comentários.
Atentamente,

Comentários:
1. Acredito que dentro de uma década a tecnologia através das plataformas, junto com a agricultura digital irão conseguir implementar com sucesso as cadeias curtas de comercialização das produções agrícolas.

2. Para a implementação das cadeias curtas de comercialização é preciso começar por determinar os preços a cada operador deve vender cada um dos seus produtos, tendo em conta respetivos custos de produção e a margem bruta que deve obter para levar uma vida digna tendo em conta a dimensão da atividade.

3. O consumidor terá de pagar pelas produções agrícolas o indicado em 2. mais os custos de concentração/distribuição. Este modo de gerar o preço, custos de produção acrescidos de uma margem bruta, é diferente do atual, em função das quantidades produzidas, especialização dos produtores e agentes da distribuição, etc. é gerado o preço de cada produto em função da oferta e da procura, tendo como resultado que os produtos mais competitivos são muitas vezes produções longínquas face ao posicionamento geográfico dos consumidores.

4. Por outro lado, a maioria das produções locais são eminentemente de estação porque não têm condições de clima que induzem alargamento do período temporal de produção, produções precoces e tardias. Estará o consumidor disponível para privilegiar o consumo de estação para salvaguardar o ambiente?

5. Estou otimista que o consumidor irá estar disponível para pagar em função dos custos de produção dos produtos, pela sua melhor qualidade e frescura e acredito que o cidadão irá prescindir do consumo de produtos fora da estação de produção local.

6. É preciso fazer além do indicado em 2. e 3. lançar instituições, cooperativas ou empresas, que tenham por missão organizar e concentrar a oferta, com fundo de maneio necessário e suficiente para avançarem com o processo mesmo sabendo que o exercício da sua atividade nos primeiros anos irá ser negativo, mas que tal é necessário para exemplificar que a estratégia funciona e que a prazo será autossustentável.  
7. Na minha opinião as cadeias curtas de comercialização irão representar pelo menos 30% do consumo no ano de 2030.  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM