Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM)

"Boa tarde!

Estou desempregada e com ideia de recorrer a um apoio de jovem agricultora, para isso vou utilizar os terrenos da família em Miranda do Douro. Acha que chás e ervas aromáticas tem sucesso? tinha ideia de vender pequenos vasos e fazer uma produção também para vender embalado e pronto a consumir. quanto acha que um projecto desta dimensão fica?
Muito obrigado"


Comentários:
1 - Peço aos meus leitores que se identifiquem porque não gosto de responder a anónimos que não têm a coragem de dar a cara de forma pública.


2 - Parece-me muito boa ideia e estratégia recorrer aos terrenos de família para fazer agricultura.


3 - Defendo que só as pessoas que gostam e têm perfil de empreendedores se devem instalar como jovens empresários agrícolas, independentemente de estarem ou não desempregados.


4 - Os investimentos nas ervas aromáticas terão sucesso se conseguir visitar quem já está a produzi-las e perceber os ossos de oficio e os pormenores deste negócio.


5 - Trata-se de um negócio que exige conhecimento das espécies e variedades que têm interesse comercial. Por outro lado, tem que saber que produtos os mercados procuram. Creio que o mercado português está a ficar saturado com oferta de chás. O negócio e a sua rentabilidade estão na exportação de plantas aromáticas e medicinais já com marca e em unidades de consumidor. Devo ligar-se a operadores que concentram oferta para promover as exportações das PAM


6 - Das várias dezenas de projetos que a Espaço Visual já elaborou, concluo que o investimento necessário minimo é da ordem dos 200 000 euros, obtendo um apoio da ação 113 do ProDeR de 60%  +  30 000 euros de prémio de 1.ª instalação. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM