Mirtilos na Guarda

Ana Santos disse:

"Olá boa noite, Sr.Eng.

Tenho um terreno com 3 ha, com solo arenoso e ao lado de uma barragem agricola, acha que seria uma boa opção a plantação de mirtilos. O clima seria bom, já que é na zona da Guarda, com grandes geadas não danificaria a planta? Obteria ajudas financeiras para a plantação?"

Comentários:

1 - Terá de levar um técnico ao seu terreno para verificar se a toalha freática no inverno não se encontra demasiado perto da superfície podendo matar as plantas do mirtilo por encharcamento.

2 - Terá de fazer o  levantamento das datas das geadas tardias de primavera e verificar se a zona é ventosa na primavera e verão. Com estas informações um técnico  que conheça a cultura pode avaliar a possibilidade de cultivar o mirtilo no seu terreno.


3 - As plantas de mirtilo são originárias de climas frios e por isso, relativamente resistentes às geadas, exceto na floração, pelo que devem ser escolhidas variedades cuja floração não seja coincidente com os períodos de geada.


4 - Pode obter ajudas financeiras para se instalar como jovem agricultora (mais de 18 anos e menos de 40 anos) com pelo menos um hectare de mirtilos (recomendo que se tiver condições financeiras invista 1 há de mirtilos e 2 há de groselhas, para diversificar com duas atividades), cujo custo total de plantação com todas as infraestruturas e melhoramentos fundiários pode oscilar entre os 40 000 euros  a 80 000 euros, que se traduzem na obtenção de um subsídio de 100% do investimento até 75 000 euros e 60% acima deste montante.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM