Na apicultura tenho conhecimento e experiência: o que devo fazer para criar condições de investimento?

Paulo disse:

"Bom Dia
Mais uma vez digo excelente blog e apoio aos jovens agricultores.
Mais uma vez e apos seguir alguns conselhos neste blogue, gostava da sua ajuda/opinião sobre o seguinte: Iniciei-me em Março deste ano na Apicultura e durante este ano fiz algumas formações, falei e acompanhei alguns apicultores comprei enxames etc.. Pretendo no próximo ano dar seguimento ao “meu” adquirir conhecimentos e nos próximos 2/3 Anos aumentar o efetivo para as +/- 200/250 colmeias, pois eu e o meu irmão pretendemos conciliar o nosso trabalho com a Apicultura, e achamos ser este, mais ou menos o nº de colmeias que conseguimos “cuidar” com o tempo disponível que temos (tenho neste momento 12 colmeias em quatro sítios diferentes) Atendendo ao custo do material, enxames colmeias, etc. e com a minha disponibilidade financeira nunca irei atingir essa quantidade nos próximos anos.
Não tenho qualquer terreno meu, os quatro terrenos onde tenho as colmeias tenho a autorização dos proprietários e são distanciados entre eles 4 a 5 km, tenho 38 anos, sei que para ser um projeto mais viável tinha que ter um maior nº de colmeias, mas também sei que estas 200/250 vou conseguir cuidar.
A minha pergunta; Segundo esta ideia a que tipo de apoios posso recorrer e o que me aconselha.

Obrigado"

Comentários:

1 - Fico satisfeito que tenha leitores que decidam testar as minhas ideias e conselhos. Estou certo que estão no caminho do sucesso como empresários agrícolas.

2 - Na minha opinião deve fazer um projeto como jovem agricultor para se instalar com 300 a 1000 colmeias com as ajudas previstas na ação 1.1.3 do ProDeR (investimentos até 75 000 euros:100% de apoio em região desfavorecida; 90% de apoio em região favorecida; os enxames não são apoiados). Se tiver conhecimentos sólidos sobre a atividade, se for uma pessoa organizada e rigorosa e caso tenha interesse posso eventualmente conseguir-lhe um investidor que aceite participar numa empresa que tenha condições para o instalar como jovem agricultor (se estiver interessado nesta proposta contate a Engª. Sónia Moreira da Espaço Visual (917 075 852)).

3 - Como tem 38 anos deve apresentar o seu projeto no primeiro trimestre de 2013 enquanto tem condições para obter as ajudas para se instalar como jovem agricultor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM