O que fazer para obter mais conhecimentos sobre as PAM?

A. Pereira disse:
"Estou a tentar fazer um projecto de aromaticas na zona centro, tenho um terreno florestal de 8ha disponivel. Estava a pensar, começar com:
Manjerona ( Origanum vulgare); Segurelha; tomilho limão; Lucia Lima
Mas pondero outras plantas:
salvia officinalis icterina ou purpurascens; primula veris; jasminum officinale; cardo; artemisia abrotanum; hortelã; Arnica; Erva- Príncipe

O que acha?
Acha que deva plantar que dimensão de área?
Estou a tentar elaborar a candidatura sozinha, os gabinetes de projectos levam coro e cabelo, e não posso dispensar 3000€ só para elaborar o projecto, os 3000€ vão fazer muita falta para equipamento, ou mesmo comprar as plantas. As plantas não são subsidiadas ao que parece.
Será que me pode enviar contactos de empresas ou pessoas que me possam fazer orçamentos, para o secador, tela, rega, e para as ervas aromáticas?
como é que calculo a produção esperada durante os 3 primeiros anos, já que vai crescendo, para conseguir o plano de 5 anos para a viabilidade do projecto.
o que acha?
Com quem poderei falar para obter uma intenção de compra?
Não me pode dizer, os preços praticados (venda) para estas ervas? e quais as mais procuradas?

meu email:
argfpereira@gmail.com"

Comentários:
1 - Deve recolher informação sobre as espécies e variedades de PAM que nesta altura estão a ser mais valorizadas. Neste sentido visite a BIOFACH. A Espaço Visual está a organizar uma visita de estudo a esta feira alemã com os potenciais interessados (contate: dina.fernandes@espaco-visual.pt; 22 450 90 47)

2 - A Espaço Visual organizou no passado dia 1 de dezembro uma visita de estudo a várias explorações com PAM com o objetivo de responder a muitas das questões que os potenciais jovens agricultores necessitam esclarecimentos. Na próxima primavera esta empresa irá organizar outros eventos do mesmo tipo, noutras regiões do país, para outros pontos chave da fileira. Creio que neste tipo de eventos encontrará resposta para algumas das suas dúvidas.

3 - As empresas projetistas aportam mais valias do conhecimento e da experiência de acompanhamento de investimentos numa multiplicidade de explorações, que se traduzem em projetos que são elaborados mais rapidamente, que incorporam maior nível de conhecimento e que se traduzem em investimentos mais assertivos, o que se traduz em maior valor financeiro do que os seus custos de honorários.

4 - As plantas não são apoiadas quando não podem ser consideradas investimento (investimento =  custos que amortizam em mais do que um exercício económico).

Bons investimentos nas PAM!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM