Vejo a agricultura como oportunidade. Quero saber a opinão de especialistas!

Sónia Teixeira disse:

"Boa tarde,

Antes de avançar para algo mais sério gostaria de ter a opinião de especialistas sobre algo que para mim tem ganhado alguma importância nos últimos tempos.
Chamo-me Sónia Teixeira e há muito vejo a agricultura como uma oportunidade, principalmente porque era umas das componentes que estudei em Geografia! gosto da àrea só que infelizmente sentia que não era muito prestigiante, nos dias que corre começa a assumir um novo papel e um novo rumo. Enquanto hobbie tenho um terreno em Ovar com apetência agrícola de apenas 1300m2, atendendo à sua localização e metragem, aconselhariam, a prática de alguma cultura em específico, que investimento rondaria, haveria apoios do PRODER para um àrea tão pequenina?
Quando olho para a agricultura como uma oportunidade falo na viabilidade de um projeto que penso vir a desenvolver juntamente com um colega que gosta da agricultura e que já faz alguns trabalhos nesse âmbito, mas que coloca a hipótese de alterar a sua especificidade da sua pequena empresa agrícola (tratorista, cultura de milho e batata...) para outra área e juntamente comigo. Este colega possui uma área agrícola de aproximadamente entre 1 a 2hcts em Santa Maria da Feira e pensamos investir numa cultura de mirtilos ou frutos vermelhos ou noutra área que fosse viável, para isto precisávamos do vosso apoio/opinião. Que cultura seria mais apropriada para a área e localização. Investimentos necessários, apoios, formação, rentabilidade...
Obrigada
Comentários:

1 - Se pensa dedicar-se à agricultura deve fazê-lo de forma o mais profissional possível. Assim sendo, acho que devem investir implantando mirtilos, framboesas e groselhas, com o mínimo de 1 há. Ocupando os seus 1300 m2 (0,13ha) e a restante superfície nas parcelas do seu amigo (este dar-lhe-á de arrendamento a superfície de terreno que lhe disponibilizar). Se ambos tiverem menos de 40 anos apresentem dois projetos com 75 000 euros de investimento em cada um (obterão 90% de subsídio a fundo perdido: 30 000 euros de prémio, pago após a contratação do projeto e os restantes 50% até 4 pedidos de pagamento, após a realização do investimento). Recomendo que façam o investimento e a exploração em conjunto, utilizando o mais possível a mão de obra e máquinas próprias, reportando os respetivos custos a cada um dos projetos.

2 - A rentabilidade dos mirtilos é de 25 000 euros por ha, a das framboesas 30 000 euros por ha e a groselha 40 000 euros por ha.

3 - Os mirtilos começam a produzir ao 3.º ano e atingem a plena produção ao 5.º ano. A Framboesa produz no 1.º ano e atinge a plena produção ao 2.º ano. A groselha produz ao 2.º ano e atinge a plena produção ao 3.º ano.

4 - Como formação deve frequentar os estágios formativos da Espaço Visual (ver: www.espaco-visual.pt)

5 - Marque uma consulta com a Eng.ª Sónia Moreira da Espaço Visual para esclarecer pormenores do projeto (917 075 852):   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM